Diversos voos de saída ou chegada em aeroportos do Reino Unido foram cancelados nesta quarta-feira (30) por uma falha técnica, informou o controle de tráfego aéreo.
+ Espanha receberá 13 menores doentes de Gaza para que recebam tratamento
O serviço de controle aéreo (NATS, na sigla em inglês) limitou o número de aviões no espaço aéreo de Londres como resultado do problema técnico, que foi resolvido rapidamente.
Vários aeroportos foram afetados, como os londrinos Heathrow e Gatwick, assim como o de Edimburgo, na Escócia. Heathrow é o ‘hub’ aéreo de maior movimento na Europa.
Por volta das 19h30 locais (15h30 em Brasília), 67 saídas e 55 chegadas tinham sido canceladas, e numerosos voos foram desviados, segundo a empresa de análise de aviação Cirium.
Um porta-voz do Departamento de Transporte britânico indicou que estavam “trabalhando de perto” com o NATS para entender as causas da falha.
O “problema técnico” causador da interrupção de voos ocorreu no centro de controle do NATS em Swanwick, no sudoeste da Inglaterra, acrescentou.
A falha provocou irritação entre os chefes das companhias aéreas, pois ocorreu no auge das férias de verão no Reino Unido.
O diretor de operações da Ryanair, Neal McMahon, pediu a saída do CEO do NATS, Martin Rolfe, pela falha.
“É indignante que os passageiros voltem a ser afetados por atrasos e interrupções”, declarou McMahon.
Em 2023, o NATS sofreu a pior falha de sistema em quase uma década no Reino Unido, o que deixou milhares de passageiros ilhados.