Um avião realizou um pouso de emergência em uma praia próxima ao Aeroporto Internacional Aden Adde, na capital da Somália, após apresentar um problema técnico na noite de terça-feira, 10.
A aeronave, modelo Fokker 50 da companhia Starsky Aviation, levava 55 pessoas em um voo doméstico com destino à cidade de Galkayo. Pouco depois da decolagem, a tripulação relatou uma falha técnica não especificada e decidiu retornar ao aeroporto.
+ Piloto da Latam é preso dentro do avião por acusação de abuso sexual infantil
O passageiro Mohamed Hussein Odowa disse à agência de notícias Reuters que o avião estava no ar havia apenas alguns minutos quando o comandante informou sobre o retorno. No momento em que notaram falha nos motores, os tripulantes ficaram “aterrorizados” e começaram a “ler o Alcorão”, contou Odowa.
Ao tentar aterrissar, o avião não conseguiu reduzir a velocidade dentro dos limites da pista e saiu dos limites do aeródromo, parando nas águas do Oceano Índico, próximo a uma praia. Equipes de resgate foram acionadas imediatamente e retiraram todos os ocupantes da aeronave com segurança. Imagens do momento da evacuação correram pelas redes sociais.
Segundo a Autoridade de Aviação Civil da Somália, não houve vítimas ou feridos, e os passageiros foram encaminhados a um hospital para avaliação médica. Autoridades afirmaram que uma investigação será conduzida para apurar as causas do problema técnico que motivou o pouso de emergência.