Falha técnica faz avião parar no mar após decolagem na Somália; veja o que se sabe

Aeronave não conseguiu reduzir a velocidade ao aterrissar, mas nenhum dos passageiros ficou ferido

reprodução/redes sociais
Imagens mostram avião nas águas do Oceano Índico Foto: reprodução/redes sociais

Um avião realizou um pouso de emergência em uma praia próxima ao Aeroporto Internacional Aden Adde, na capital da Somália, após apresentar um problema técnico na noite de terça-feira, 10.

A aeronave, modelo Fokker 50 da companhia Starsky Aviation, levava 55 pessoas em um voo doméstico com destino à cidade de Galkayo. Pouco depois da decolagem, a tripulação relatou uma falha técnica não especificada e decidiu retornar ao aeroporto.

+ Piloto da Latam é preso dentro do avião por acusação de abuso sexual infantil

O passageiro Mohamed Hussein Odowa disse à agência de notícias Reuters que o avião estava no ar havia apenas alguns minutos quando o comandante informou sobre o retorno. No momento em que notaram falha nos motores, os tripulantes ficaram “aterrorizados” e começaram a “ler o Alcorão”, contou Odowa.

Ao tentar aterrissar, o avião não conseguiu reduzir a velocidade dentro dos limites da pista e saiu dos limites do aeródromo, parando nas águas do Oceano Índico, próximo a uma praia. Equipes de resgate foram acionadas imediatamente e retiraram todos os ocupantes da aeronave com segurança. Imagens do momento da evacuação correram pelas redes sociais.

Segundo a Autoridade de Aviação Civil da Somália, não houve vítimas ou feridos, e os passageiros foram encaminhados a um hospital para avaliação médica. Autoridades afirmaram que uma investigação será conduzida para apurar as causas do problema técnico que motivou o pouso de emergência.