Os reguladores financeiros do Reino Unido lançaram uma revisão sobre o colapso do comércio de níquel no mês passado e sinalizaram que esperam grandes mudanças na London Metal Exchange (LME) para resolver o que deu errado.

A Autoridade de Conduta Financeira disse na segunda-feira que examinará a forma como a LME lidou com a suspensão das negociações de níquel em 8 de março e a retomada do mercado uma semana depois. Enquanto isso, o Banco da Inglaterra (BoE) planeja revisar a operação da câmara de compensação da London Metal Exchange.

Os dois reguladores disseram que procurarão maneiras de a LME melhorar sua governança, supervisão de mercado e gerenciamento de risco. A LME disse que saudou as revisões e nomearia especialistas independentes para realizar um estudo separado.

Após o cancelamento da negociação, alguns traders e gestores de dinheiro levantaram preocupações sobre a composição do conselho da LME. Eles disseram que não tinha know-how de commodities porque consistia principalmente de figuras importantes do mundo das finanças.

A disparada dos preços do níquel foi um exemplo extremo de movimentos acentuados nos mercados de commodities provocados pela guerra na Ucrânia. Ao ameaçar o fluxo de metal da Rússia, a guerra derrubou um comércio maciço contra o metal.