Passageiros da Linha 12-Safira da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) enfrentaram transtornos na manhã desta terça-feira, 1º de setembro, após uma falha na rede aérea de energia afetar a circulação dos trens na Zona Leste de São Paulo e na região metropolitana.
O problema foi registrado por volta das 6h50, em pleno horário de pico, no trecho entre as estações Itaim Paulista e Calmon Viana. A ocorrência obrigou a companhia a adotar uma operação especial e provocou atrasos ao longo da linha.
Em um dos momentos mais críticos da ocorrência, passageiros de uma composição tiveram de realizar um transbordo entre as estações Jardim Romano e Itaim Paulista, no sentido Brás. Imagens registradas durante a manhã mostram usuários caminhando pela área dos trilhos sob chuva para deixar o trem afetado.
O que aconteceu na Linha 12-Safira?
Segundo a CPTM, uma falha na rede aérea de energia comprometeu a circulação no trecho entre Calmon Viana e Itaim Paulista.
Para permitir que as equipes de manutenção trabalhassem no local, uma das vias precisou ser interditada. Com isso, os trens passaram a circular por via única no trecho afetado, situação que ampliou os intervalos entre as composições.
A ocorrência também provocou reflexos no restante da Linha 12-Safira. Os trens passaram a circular com velocidade reduzida e maior tempo de parada nas plataformas.
Passageiros relataram atrasos durante o deslocamento e enfrentaram composições e estações mais cheias durante a manhã.
Passageiros precisaram caminhar pela via
Durante a ocorrência, foi necessário retirar passageiros de uma composição que seguia no sentido Brás entre Jardim Romano e Itaim Paulista.
Os usuários foram orientados a realizar o transbordo para prosseguir viagem. Registros feitos no local mostram passageiros caminhando pela região da via ferroviária durante a operação.
Segundo informações divulgadas pela CPTM, a medida foi adotada em razão da falha na rede aérea e da necessidade de atuação das equipes de manutenção.
Não há, nas fontes consultadas, registro de feridos durante o procedimento.
Paese é acionado para atender passageiros
Diante dos problemas, foi acionado o Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (Paese).
Ônibus gratuitos passaram a realizar o transporte de passageiros no trecho entre Itaim Paulista e Calmon Viana, oferecendo uma alternativa enquanto a operação ferroviária permanecia prejudicada.
A Linha 12-Safira liga a estação Brás, na região central da capital paulista, a Calmon Viana, em Poá. O ramal atende bairros da Zona Leste de São Paulo e municípios como Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos e Poá.
Linha 12 já apresentou problemas recentes
A ocorrência desta terça-feira não é um episódio isolado no ramal. Em maio, outra falha na rede aérea também provocou operação em via única e velocidade reduzida entre Itaim Paulista e Calmon Viana. Na ocasião, a circulação ficou prejudicada durante várias horas.
As condições de operação das linhas ferroviárias da região também estão sob acompanhamento do Ministério Público de São Paulo. Um inquérito aberto em julho apura problemas registrados nas linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, após ocorrências verificadas no processo de transferência da operação para a concessionária Trivia Trens.
Até a última atualização das informações consultadas, as equipes trabalhavam para solucionar a falha e a operação permanecia alterada no trecho afetado.
Da IstoÉ