Uma falha global em sistemas de computação em nuvem está interferindo com a comunicação pela internet em vários pontos do mundo nesta sexta-feira (19/07), afetando diversos setores, inclusive de transportes, saúde, finanças, telecomunicações e mídia.

De acordo com o website que monitora distúrbios técnicos Downdetector, desde a noite véspera, haviam sido registrados picos repentinos de incidentes em sites que utilizam aplicativos da Microsoft.

A plataforma para gestão de aplicativos e serviços Microsoft Azure confirmou que está investigando e trabalhando por uma resolução. Contrariando temores iniciais, fontes do governo britânico adiantam que os distúrbios não estão sendo tratados como um ciberataque.

Software de segurança causaria colapso do Microsoft Windows

Segundo a agência de notícias Reuters, a companhia global de cibersegurança Crowdstrike enviou alerta aos clientes de que seu software Falcon Sensor estaria causando o colapso total do sistema operacional Microsoft Windows, resultando na famigerada “tela azul da morte”. O alerta incluía instruções para contornar a falha manualmente.

Os problemas de TI começaram a ser detectados nos Estados Unidos – onde várias companhias aéreas cancelaram todos os seus voos –, disseminando-se depois por outros continentes. Entre as empresas aéreas que foram forçadas a suspender o funcionamento estão a Air France, a holandesa KLM e a alemã Eurowings, de voos de baixo custo.

Na Alemanha o aeroporto de Berlim (BER) vai retomando só gradualmente os voos. Na Espanha as panes provocaram irregularidades nos sistemas da estatal Aena e nos aeroportos da administra, os quais alertaram para atrasos.

Na Austrália, uma interrupção técnica de grande escala afetou várias empresas, segundo o departamento nacional de cibersegurança. A rede ferroviária do Reino Unido também sofre perturbações.

(Reuters,Lusa,AFP,DPA,ots)