Uma falha em um trem na Estação Paraíso, na zona sul da capital paulista, na manhã desta quinta-feira, 17, provocou lentidão e maior tempo de parada nas Linhas 1-Azul e 3-Vermelha – as duas que transportam o maior número de passageiros do metrô de São Paulo.

Segundo o Metrô, o problema se iniciou por volta das 7h40 e afetou a circulação dos trens durante cerca de duas horas. A composição foi recolhida para a área de estacionamento.

Por volta das 9 horas, os ramais estavam em processo de normalização. A Linha 3-Vermelha leva, em média, cerca de 1,2 milhão de passageiros por dia e a 1-Azul, 1 milhão.

Queixas

Reportagem do jornal O Estado de S. Paulo publicada na sexta-feira passada, 11, mostrou que as reclamações de passageiros contra os sistemas metroviário e ferroviário de São Paulo cresceram. De janeiro a agosto deste ano, na comparação com o mesmo período de 2015, houve aumento de 31,5% das queixas de usuários contra o Metrô.

Mesmo com a perda de 300 mil passageiros diários somente em julho deste ano, o Metrô registrou 4.703 reclamações nos primeiros oito meses, ante 3.576 no mesmo período de 2015.

A Linha 3-Vermelha é a campeã de reclamações, com 2.398 queixas, mais da metade do total relatado no sistema metroviário.

As reclamações incluem questões como a confiança do usuário de que chegará ao seu destino sem interrupções ou atrasos.

O Metrô informou que os passageiros que não conseguirem manter os horários de seus compromissos por causa de problemas no sistema podem solicitar no site da companhia uma Declaração de Ocorrências.