Falha de sistema suspende milhares de voos nos EUA

WASHINGTON, 11 JAN (ANSA) – Uma falha nos sistemas de controle aéreo dos Estados Unidos suspendeu temporariamente todos os voos que decolariam dos aeroportos locais na manhã desta quarta-feira (11).   

Segundo informações da Administração Federal de Aviação (FAA) do país, mais de 3,5 mil voos foram afetados pela queda de um dos seus sistemas.   

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi notificado sobre a falha e pediu uma “investigação completa” para apurar o acontecido.   

A companhia American Airlines declarou que a interrupção do serviço aéreo afetou todos os seus voos. Já a United Airlines afirmou que os voos domésticos serão adiados até que a FAA forneça mais informações.   

A FAA revelou por volta das 10h15 (de Brasília) que alguns voos dos aeroportos de Newark e Atlanta foram retomados, mas a restrição nacional não havia sido retirada.   

Cerca de 30 minutos depois, a entidade norte-americana informou em suas redes sociais que as operações normais de tráfego aéreo começaram a ser retomadas gradualmente em todo o território, O problema, segundo a FAA, aconteceu no sistema Notam (sigla em inglês para Aviso aos Aeronavegantes), que serve para alertar pilotos e outros funcionários sobre algum perigo durante o trajeto ou alterações em aeroportos, como fechamentos ou interdições. (ANSA).