Recentemente, Sydney Sweeney e Billie Eilish viraram alvos de críticas nas redes socias após internautas consideraram suas falas recentes sobre genes e aparência problemáticas e preconceituosas, reacendendo debates sobre racismo e pensamento eugenista na internet.
+ Sydney Sweeney vira alvo de comentário polêmico sobre casamento de Jeff Bezos
Na última semana, uma propaganda da atriz de “Euphoria” para a marca American Eagle chamou a atenção de usuários por causa do teor possivelmente problemático da campanha. Nos vídeos, Sweeney aparece vestindo roupas da marca enquanto reproduz trocadilhos com as palavras “genes” e “jeans”, que soam bastante parecidas em inglês.
Internautas apontaram que as falas são eugenistas – ideias que reflete sobre a “melhora” dos seres humanos através da seleção de características específicas, uma ideia historicamente considerada racista -, ao se referirem à aparência física da atriz: uma mulher branca, loira e de olhos azuis.
Enquanto algumas pessoas argumentam que a ideia da fala é apenas brincar com os comentários sobre os seios da atriz, outras afirmam que as declarações são bastante problemáticas, percepção que foi reforçada após a própria artista alterar o principal slogan da publicidade, “Sydney has great jeans” [Sydney tem jeans ótimos], para “Sydney has great genes” [Sydney tem genes ótimos], em um outro vídeo da campanha.
Sydney Sweeney x American Eagle, oh my god. pic.twitter.com/tDkeGT9R7G
— Sydney Sweeney Daily (@sweeneydailyx) July 24, 2025
+ Billie Eilish cancela vinda ao Brasil por desacordo sobre local de apresentação
Em outro episódio, Billie Eilish, que recentemente cancelou um show no Brasil, causou controvérsia após uma declaração dada durante um show em Dublin, na Irlanda. No vídeo que rapidamente viralizou nas redes socias, a cantora afirma: “É muito legal chegar a um lugar e ver que todo mundo se parece com você”.
Nos comentários, usuários relembraram outro episódio de 2023, quando ela declarou: “É muito legal estar aqui porque eu sou irlandesa. Todo mundo aqui se parece muito comigo, tipo, muito, muito, muito, muito, muito brancos.”
Na internet, perfis questionaram o comentário sobre sua ascendência e relacionaram a fala ao cancelamento das apresentações que a artista faria no Brasil em setembro. “É muito estranho você cancelar um show promissor em um país miscigenado como Brasil e soltar uma dessa logo depois”, escreveu um perfil no X (antigo Twitter), em uma postagem que já conta com mais de 100 mil curtidas.
Billie Eilish is facing backlash for comments made during her Ireland show:
“It’s really cool to come somewhere and everyone looks exactly like you.”
She made similar remarks in 2023, saying, “It’s really cool to be [in Ireland] because everyone here looks really really white.” pic.twitter.com/IHL0ow9Iz0
— Pop Fusion HQ (@PopFusionHQ) July 29, 2025
Cancelamento do show no Brasil
Segundo o portal Leo Dias, o cancelamento teria ocorrido por causa de um desentendimento entre a organização do evento e a artista em relação ao local da apresentação. Foi sugerido o estádio Morumbis, que tem capacidade para cerca de 68 mil pessoas e vem sendo usado para shows de grande porte, como o da cantora Shakira. Já a norte-americana preferia um local menor.