A judoca Rafaela Silva (-57 kg), que ganhou a primeira medalha de ouro do Brasil na Rio-2016 nesta segunda-feira (8), desabafou após a conquista e disse que o primeiro lugar é uma resposta aos críticos.
“Em 2014 e 2015 eu tive algumas derrotas e disseram que eu era uma incógnita”, afirmou Rafaela. “Espero que isso tenha mostrado aos críticos que eu tenho condições de estar entre os melhores do mundo na minha categoria.” Rafaela havia conquistado o título mundial em 2013.
A brasileira ganhou o ouro após vencer na final Sumiya Dorjsuren, da Mongólia, atual líder do ranking mundial. A brasileira abusou da estratégia e, num contra-ataque, conseguiu um Wazari, vantagem que foi mantida até o fim.
Os bronzes foram para Kaori Matsumoto, do Japão, e Telma Monteiro, de Portugal.
Rafael, nascida na favela da Cidade de Deus, conheceu o judô por meio de um projeto social. Após a conquista desta segunda, a atleta disse esperar que seu exemplo possa servir de inspiração para outras crianças pobres. “Se essa medalha puder mostrar para outras crianças pobres da favela que uma menina pode sair de lá e virar campeã mundial e olímpica, estarei feliz.”

Brazil’s Rafaela Silva (blue) celebrates after defeating Mongolia’s Sumiya Dorjsuren during their women’s -57kg judo contest gold medal match of the Rio 2016 Olympic Games in Rio de Janeiro on August 8, 2016. / AFP PHOTO / Toshifumi KITAMURA