‘Fake news de um moleque’, diz Haddad sobre polêmica do Pix

Haddad
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad Foto: Adriano Machado/Reuters

Fernando Haddad, ministro da Fazenda, concedeu nesta sexta-feira, 21, uma entrevista ao ICL Notícias na qual disse que não se preocupa com possíveis críticas em relação à polêmica do Pix.

Na semana passada, houve o vazamento de uma reunião dos ministro com o mandatário enquanto Haddad estava fora do país, na qual a Fazenda teria sido responsabilizada pelas crises do governo.

Ao falar sobre isso, Haddad disse que “não seria razoável eu imaginar que um colega de ministério teria se aproveitado da minha ausência para falar sobre o Pix. Se essa for a crítica que as pessoas fazem, eu estou bem na foto. Uma fake news de um moleque, que por acaso é deputado, não acredito que seja levada a sério por um ministro de estado”.

A fala de Haddad faz referência ao vídeo do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) sobre suposta taxação de transferência via Pix. O parlamentar ainda acusou o presidente Lula de querer tributar trabalhadores que, segundo ele, seriam os mais prejudicados pela medida.

+ Não tenho nenhuma pretensão de concorrer em 2026, diz Haddad

“O governo Lula vai monitorar seus gastos. E não o Pix não será taxado, mas é sempre é bom lembrar… A comprinha da China não seria taxada, mas foi. Não ia ter sigilo, mas teve. Você será isento de imposto de renda, não vai. O Pix não será taxado, mas não duvido que possa sim. Quem mais for afetado por esta medida serão os trabalhadores, que serão monitorados como se fossem grandes sonegadores”, disse Nikolas na gravação.

De camiseta preta e em fundo neutro, o deputado elencou outros argumentos que sugerem que o governo federal está preocupado em arrecadar impostos com a população.

Por conta da repercussão negativa do caso, o governo Lula recuou sobre as novas regras do Pix, por considerar que havia perdido o timing para rebater os vídeos com informações falsas.