O Facebook planeja lançar sua própria criptomoeda no primeiro trimestre de 2020 – informou a rede BBC nesta sexta-feira (24).

Por enquanto com o nome de GlobalCoin, este projeto de moeda virtual foi revelado primeiro pela Bloomberg em dezembro.

De acordo com a empresa, a moeda será testada em nível interno até o fim do ano. Depois, será lançada para alguns países, afirma a BBC, acrescentando que o Facebook dará mais detalhes em breve.

A GlobalCoin usará a tecnología “blockchain”, uma espécie de imenso registro público e infalsificável que permite uma transferência rápida, anônima e segura das divisas virtuais.

Esta tecnologia é usada pela grande maioria das criptomoedas, entre elas o bitcoin. Diferentemente desta última, a cotação da GlobalCoin poderá estar indexada a uma cesta de moedas reais para limitar sua volatilidade – uma característica das criptomoedas que costuma receber críticas.

Ao mesmo tempo, o jornal Financial Times revelou hoje, com base em duas fontes, que o Facebook entrou em contato com “pelo menos duas plataformas de intercâmbio de criptomoedas, Coinbase e Gemini, por meio das quais os usuários poderão conservar sua ‘moeda Facebook’ de forma segura, ou convertê-la em outras divisas” – virtuais, ou reais.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias