SÃO PAULO, 29 AGO (ANSA) – O Facebook informou nesta quinta-feira (29) que está endurecendo suas regras destinadas a anúncios políticos nos Estados Unidos. A medida diz respeito aos novos pedidos para propagandas tanto na página da rede social quanto no Instagram.   

A nova política é mais uma iniciativa do Facebook para tentar combater as chamadas Fake News e notícias dispostas a manipular os usuários antes das eleições presidenciais no país, que serão realizadas em novembro de 2020.   

De acordo com a empresa de Mark Zuckerberg, um selo de “organização confirmada” será introduzido para todos os anunciantes políticos do país, que deverão fornecer informações de contato mais detalhadas para a plataforma antes de promover o anúncio.   

Além disso, será preciso ter credenciais emitidas pelo governo norte-americano, o que comprovará a legitimidade.   

Todos as novas regras impostas precisarão ser cumpridas até meados de outubro. Caso contrário, os anúncios correm risco de ser retirados da rede social. A empresa norte-americana tem endurecido suas regras para anunciantes políticos desde maio de 2018, quando determinou que todos informassem que era propaganda paga. Mas alguns utilizaram o aviso de maneira enganosa. “Em 2018, vimos evidências de uso indevido nesses avisos e, portanto, este é nosso esforço para fortalecer o processo”, disse Sarah Schiff, gerente de produtos do Facebook.   

A nova medida também se aplicará a anunciantes de estabelecimentos comerciais, organizações sem fins lucrativos e ONGs. (ANSA)