(Reuters) – A GlobalFoundries projetou uma receita trimestral abaixo das estimativas na terça-feira, já que a fabricante de chips foi afetada pela queda nas vendas de smartphones e outros eletrônicos de consumo..

A indústria de chips tem lutado nos últimos meses devido a uma desaceleração nos pedidos de operadoras de data centers e fabricantes de eletrônicos de consumo, com uma recuperação esperada apenas no final deste ano.

A empresa prevê uma receita para o segundo trimestre entre 1,81 bilhão e 1,85 bilhão de dólares, cujo ponto médio foi ligeiramente inferior às estimativas de 1,85 bilhão de dólares, segundo a Refinitiv. A perspectiva de lucro também ficou abaixo das expectativas.

A GlobalFoundries registrou uma queda de quase 30% na receita em seu principal negócio, que atende ao mercado de smartphones e responde por mais de um terço de suas vendas totais.

A unidade automotiva foi um ponto positivo, com receita mais do que dobrando para 180 milhões de dólares, graças a uma explosão de demanda das montadoras, que estavam aumentando a produção depois que a escassez de chips prejudicou as operações nos últimos dois anos.

A receita da GlobalFoundries chegou a 1,84 bilhão de dólares no trimestre encerrado em 31 de março, superando as estimativas dos analistas de 1,83 bilhão de dólares, segundo a Refinitiv.

Grande parte dos negócios da empresa vem da fabricação de wafers de chip de silício para designers de chips, como AMD e Qualcomm, que não possuem fábricas próprias.

A GlobalFoundries reportou um lucro ajustado de 0,52 dólar por ação, superando as estimativas de Wall Street de 0,49 dólar por ação.

(Samrhitha Arunasalam)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ480OD-VIEWIMAGE