RIO DE JANEIRO, 20 AGO (ANSA) – O goleiro do Fluminense, Fábio, estabeleceu na noite da última terça-feira (19) um novo recorde em seu 1.391º jogo oficial, tornando-se o atleta com mais partidas jogadas na história do futebol mundial.
Ao entrar em campo diante do América de Cali, pela Conmebol Sul-Americana, no Maracanã, o brasileiro, de 44 anos, superou os 1.390 jogos de Peter Shilton, ex-goleiro e lenda do futebol inglês.
Segundo o Fluminense e a imprensa brasileira, Fábio é agora o jogador com mais jogos na história do futebol, embora nem a Fifa nem a Conmebol tenham ainda ratificado o recorde.
“Às vezes, não nos damos conta da importância de uma conquista tão significativa, que resistiu ao teste do tempo”, declarou o goleiro, que celebrou mais um jogo sem sofrer gols e recebeu uma placa comemorativa.
Para o técnico do Fluminense, Renato Gaúcho, “ninguém joga tantos jogos sem o nível de profissionalismo” de Fábio. “Ele certamente continuará jogando por muito tempo. Será difícil alguém superar o seu recorde”.
Campeão da Copa Libertadores de 2023 e semifinalista do Mundial de Clubes nos Estados Unidos, Fábio disputou 976 partidas pelo Cruzeiro (2005-2022), 150 pelo Vasco da Gama e 30 pelo União Bandeirante. A última partida contra o América de Cali foi sua 235ª partida pelo Fluminense.
O goleiro brasileiro iniciou sua carreira em 1997, mesmo ano em que Shilton se aposentou. O ex-goleiro da seleção inglesa estima um total de 1.387 partidas jogadas, enquanto o Guinness World Records o credita com 1.390. Além disso, há rankings na Inglaterra que o colocam com mais jogos, mas tais contas incluem amistosos. (ANSA).