17/05/2023 - 15:27
Fabio Porchat causou polêmica na web, nesta quarta-feira (17), ao sair em defesa do humorista Leo Lins, que teve especial de comédia derrubado por determinação do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), na última terça-feira (16). além de ser impedido de fazer piada contra minorias.
O comediante foi compelido a remover do YouTube o material que havia sido publicado no final de 2022 e que já acumulava 3,3 milhões de visualizações.
Através de sua conta no Twitter, Porchat demonstrou indignação com a decisão judicial ao comentar as notícias sobre o caso e fez um longo desabafo criticando quem não concorda com o estilo de comédia de Leo Lins.
“Não gosta de uma piada? Não consuma essa piada. Se a piada não incitou o ódio e a violência, ela é só uma piada. Tem piada de todos os tipos, de pum e de trocadilho, ácida e bobinha. Tem piada de mau gosto? Tem também. Tem piada agressiva? Opa. Mas, aí é só não assistir”, aconselhou Porchat.
O ator defendeu a apresentação do colega humorista, elogiando o sucesso com o público.
“Quem foi lá assistir Leo Lins adorou. Riram muito. Quem não gostou das piadas são os que não foram. Pronto, assim que tem que ser”, disse ele.
Para o comediante do Porta dos Fundos, quem trabalha com humor pode se expressar sobre qualquer assunto, mesmo que a piada represente uma ofensa.
“Ele tem o direito de ofender. Não existe censura do bem. Se cada pessoa que se ofender com uma piada resolver tirar ela do ar, não sobra um Joãozinho, um papagaio, um argentino”, defendeu Porchat.
“Pra mim democracia não é um regime pra você defender as suas ideias, mas pra quem você não concorda poder defender as delas. Não confundam ‘não gosto dele’ com ‘ele não pode falar’”, disse.
Nos comentários, os seguidores se dividiram entre concordância com a determinação judicial e resgates de discursos anteriores de Porchat, lembrando que ele já fez críticas sobre piadas consideradas de mau gosto.
“Porchat, meu querido, é 100% possível um comediante fazer o seu trabalho sem usar o capacitismo, racismo e etc!”, disse uma internauta. “Será que o fato de você defender limite das piadas antes não impacta no que está acontecendo agora?”, criticou outro seguidor, lembrando que, em período anterior, Porchat declarou considerar errado fazer piada com as características das pessoas.
Confira a publicação de Fabio Porchat no Twitter: