Fabiana Murer não está na melhor fase da carreira. Nesta terça-feira, ela voltou a apresentar resultado abaixo do que está acostumada. Saltou 4,50m para ficar com o bronze no salto com vara no Meeting de Lucerna, na Suíça. Foi superada pela suíça Nilole Büchler, com 4,70m, e pela finlandesa Wilma Murto, também com 4,50m, altura equivalente ao 27.º do ranking mundial.

No sábado, ela havia participado do Meeting de Genebra, também na Suíça, saltando só 4,40m. Por enquanto, Murer é apenas a nona colocada no ranking mundial, tendo saltado 4,70m na etapa de Birmingham (Grã-Bretanha) da Diamond League. Ela ainda marcou 4,63m em uma competição amistosa no Rio, em fevereiro, e 4,60m no evento-teste do atletismo, também no Rio, há um mês.

A liderança do ranking mundial é da grega Ekaterini Stefanídi, que já saltou 4,86m este ano. Também têm bons resultados a cubana Yarisley Silva (4,84m) e as norte-americanas Sandi Morris (4,83m) e Jennifer Suhr (4,82m). Nos últimos dois anos, apenas seis saltos foram de 4,82m para cima, um deles de Murer.

Na temporada indoor, a brasileira, que briga por medalha no Rio-206, foi só a sétima melhor, empatada com Murto e atrás de Büchler (sexta), Stefanídi (terceira), Morris (segunda), Suhr (líder, com recorde mundial).

MAIS BRASIL – Em Lucerna, Darlan Romani ganhou o ouro no arremesso do peso, com a marca de 20,36m. Ele já tem índice para o Rio-2016 – arremessou o peso a 20,64m em Dacar, no Senegal, há 20 dias, e aparece em 24.º no ranking mundial. Na prova feminina, Geisa Arcanjo ficou com o bronze, com 17,67m.