Geral

FAB registra 21 acidentes com o mesmo modelo de helicóptero que vitimou Boechat

Crédito: Reprodução/TV Globo

A Força Aérea Brasileira contabilizou 21 acidentes com o helicóptero modelo B06 entre 2008 e 2018, com 16 mortos no total. A aeronave, com nome original Bell 206B Jet Ranger II, é o mesmo modelo que caiu na Rodovia Anhanguera, em São Paulo, na segunda-feira (11), vitimando o jornalista e colunista da ISTOÉ, Ricardo Boechat, e o piloto Ronaldo Quattrucci. As informações são do G1.

De acordo com um levantamento do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer), da Aeronáutica, foram 21 acidentes com esse modelo de aeronave desde 2008. Seis acidentes foram por perda de controle em voo, cinco por falhas no sistema, duas colisões com obstáculo durante a decolagem ou pouso, duas perdas de controle no solo, uma pane seca, uma provocada por combustível e uma por causa ainda não determinada.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) afirma que o número de acidentes aéreos no estado de São Paulo em 2018 aumentou 36% em relação ao ano anterior. Segundo dados do instituto, foram 30 acidentes aéreos em 2018, com 22 mortos em 26 diferentes cidades de SP.