Uma fã de Taylor Swift de 23 anos que morreu durante um show da cantora americana no Rio de Janeiro no mês passado sofreu exaustão térmica devido à temperatura elevada, segundo o laudo da necrópsia, divulgado nesta quarta-feira (27) pela imprensa.

Ana Benevides, que estava entre as 60 mil pessoas que acompanharam no dia 17 o primeiro dos seis shows da cantora no Brasil, morreu durante uma onda de calor no Rio de “exaustão térmica por exposição difusa ao calor”. O laudo determinou que a jovem teve um quadro de choque cardiovascular e comprometimento grave dos pulmões, que evoluiu para morte súbita.

O documento técnico da Polícia Civil do estado do Rio foi divulgado pela imprensa local. A instituição indicou à AFP que não compartilha, nem confirma autópsias.

A morte de Ana marcou o início da turnê pelo Brasil de Taylor Swift, que disse ter ficado “arrasada” com o ocorrido. O fato também gerou críticas aos organizadores do evento, por terem impedido que o público entrasse no estádio portando garrafas d’água.

Segundo a empresa responsável, Time For Fun, a jovem foi atendida rapidamente e transferida para o hospital uma hora depois. Dias mais tarde, o diretor-geral da empresa, Serafim Abreu, desculpou-se pelos problemas de organização, em vídeo publicado nas redes sociais.

rsr/app/lb/mvv