Extrema direita pode ter atacado ônibus de torcedores na Itália

ROMA, 20 OUT (ANSA) – A polícia italiana informou nesta segunda-feira (20) que a emboscada realizada por torcedores de uma equipe de basquete de Rieti, que terminou com uma pessoa morta, possui elementos ligados a movimentos de extrema direita.   

O ataque ocorreu após a vitória do Pistoia Basket 2000 sobre o Real Sebastiani Rieti (RSR), em uma partida marcada por tensões no ginásio. A situação saiu de controle na rodovia, quando o ônibus de torcedores do time toscano foi atacado por fãs da equipe do Lazio armados com paus, pedras e tijolos.   

As autoridades locais não descartam que a ofensiva, que matou o motorista do veículo, tenha sido protagonizada por torcedores organizados da “Curva Terminillo”, já conhecidos das forças de ordem por ser um grupo extremamente violento.   

A polícia está procurando aproximadamente 12 suspeitos de participação no ataque na estrada entre Rieti e Terni, mas conversas no WhatsApp encontradas pelos agentes indicaram que a ação foi planejada por ao menos três torcedores do RSR.   

Enquanto a investigação prossegue, os jogos em casa do Rieti na Série A2, a segunda divisão do Campeonato Italiano de basquete, vão ser disputados com portas fechadas ao público.   

“Certamente não são torcedores, são criminosos. Devemos proteger o basquete e devemos defender o bom torcedor, aquele que traz sua família aos jogos”, disse Gianni Petrucci, presidente da Federação Italiana de Basquete (FIP). (ANSA).