Apesar do início positivo dos mercados de ações no exterior no primeiro dia de setembro, após perdas recentes, o Ibovespa tem dificuldade em definir uma direção. Preocupações com a velocidade da inflação, sobretudo após o anúncio do encarecimento da bandeira tarifária nas contas de luz, na terça-feira, deixam o investidor um pouco na defensiva, assim como as questões ligadas ao fiscal no Brasil. Além disso, a agenda desta quarta-feira, 1º de setembro, está repleta de dados e eventos com força para influenciar os negócios, a começar pela China. Mais uma vez, o gigante asiático trouxe números de atividade mais fracos do que o esperado, o que provocou reação nas cotações do minério de ferro.

Os contratos da commodity despencaram no país – em torno de 6% no mercado à vista e cerca de 8% no futuro -, no momento em que restrições do governo à produção de aço em todo o país frustram as perspectivas de retomada da demanda.

A despeito de as ações do segmento no Ibovespa terem reagido em baixa ontem pelas mesmas razões, não escapam hoje. “Ainda pesa nas ações de mineração e de siderurgia, sem falar na expectativa da Opep, que tende a mexer com os papéis da Petrobras”, diz Bruno Takeo, gestor da Ouro Preto Investimentos, ao referir-se à decisão da organização sobre a produção mundial de petróleo.

Enquanto aguarda a decisão, as cotações da commodity sobem no exterior, após queda nos estoques dos EUA. Às 10h45, Vale ON caía 2,20%, enquanto Petrobras cedia 0,51% (PN), acompanhando o recuo do petróleo no exterior.

Tanto no Brasil quanto lá fora o foco é a atividade econômica. Internamente, o Produto Interno Bruto (PIB) caiu 0,1% no segundo trimestre ante o anterior e cresceu 12,4% em relação ao período de abril a junho de 2020. O dado na margem veio pior do que a mediana das estimativas, de 0,2%, das projeções (-0,3% a alta de 0,7%), assim como o interanual (10,5% a 13,6%, com mediana de 12,8%).

Após a divulgação, o economista-chefe da Necton, André Perfeito, manteve a projeção para o PIB fechado em 2021 em alta em torno de 5%. “Basta que se cresça 0,5% por trimestre para que atinja tal resultado. Contudo, vale notar, que se observarmos o crescimento no ano propriamente a variação esperada para o final deste ano não é 5%, mas sim próximo de 2%”, avalia em relatório.

Conforme Takeo, apesar de o PIB ter ficado aquém do previsto, há sinais de recuperação, como mostra a atividade do setor de serviços (alta de 0,7% na margem e de 10,8% no confronto interanual). “O desempenho ruim do agro já era esperado por conta das condições climáticas. Já serviços indicam que estão melhorando e podem melhorar mais”, diz, ponderando, contudo, que as ações ligadas ao consumo Bolsa tentam essa expectativa de retomada com o avanço inflacionário, que tende a frear a demanda e a recuperação econômica. Inclusive, alguns papéis sobem, caso de Americanas ON (2,76%) e Marfrig ON (2,54%).

Destaque ainda para a valorização dos papéis da Eletrobras na faixa de 3%, com investidores de olho na possibilidade de avanço em sua privatização. O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou resolução que determina o valor de R$ 62,5 bilhões de benefício econômico dos novos contratos de concessão de geração de energia elétrica para 22 usinas hidrelétricas da Eletrobras capitalizada ou suas controladas. Já o Safra

Já nos EUA, a pesquisa ADP mostrou criação de 374 mil empregos no setor privado, ante previsão de 600 mil. Ainda assim, os índices futuros de Nova York mantiveram-se em alta. “O foco mesmo é o payroll”, diz o gestor da Ouro Preto. O relatório de emprego dos EUA será informado na sexta-feira e será importante para ver o ritmo de recuperação do mercado de trabalho e se um condutor relevante para o Fed, no sentido se já poderá dar alguma data de quando começará a retirada dos estímulos monetários.

Na avaliação de Jennie Li, estrategista de ações da XP, os dados da ADP sugerem que o emprego está perdendo ritmo nos EUA, por causa da disseminação da variante Delta de coronavírus. No entanto, pondera que a pesquisa nem sempre tem se alinhado ao payroll. “Está em linha com os dados econômicos das últimas semanas, dos últimos meses, devido ao surgimento de novos casos da variante Delta. Isso pode sugerir um payroll mais fraco na sexta, mas a ADP tem saído um pouco diferente resultados distintos”, avalia em nota.

Os mercados locais ainda avaliam com bons olhos a declaração do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), de que não há possibilidade de ser furar o teto de gasto com a solução em construção entre Executivo, Judiciário e Legislativo para o pagamento dos precatórios.

De acordo com Takeo, apesar de a questão sobre os precatórios estar avançando, pondera que é preciso esperar para ver de fato como via ficar. Além disso, chama a atenção para as questões fiscais, principalmente após a apresentação do Orçamento de 2022. “Uma das maiores incertezas é como será o financiamento do Bolsa Família. É importante que o governo sinalize qual será a fonte de financiamento. O Auxílio Brasil não tem fonte de recursos explicitada”, afirma.

Às 10h52, o Ibovespa subia 0,11%, aos 118.916,24 pontos, ante mínima aos 118.067,04 pontos e máxima aos 119.094,07 pontos. Ontem, fechou em baixa de 0,80%, aos 118.781,03 pontos.