Exposição reúne fragmentos do Evangelho de Marcos após sete séculos

Partes do manuscrito, outrora espalhadas por Praga, Veneza e Cividale del Friuli, estarão juntas em Aquileia até 2027

Imagem ilustrativa
Foto: Imagem ilustrativa

Pela primeira vez em sete séculos, fragmentos originais do Evangelho de Marcos, atualmente preservados em Cividale del Friuli, Veneza e Praga, reúnem-se em Aquileia, norte da Itália, considerada o ponto de partida da história do manuscrito. A exposição inédita destaca a trajetória europeia do texto sagrado.

A mostra, que reconstrói sete séculos de história religiosa e política do continente, aborda a figura do evangelista Marcos, a tradição marcana e o papel de Aquileia na Antiguidade Tardia e na Idade Média. Ela será inaugurada em 12 de setembro no Palazzo Meizlik e permanecerá aberta ao público até 25 de abril de 2027.

Uma exposição reúne em Aquileia três fragmentos originais do Evangelho de Marcos após sete séculos de separação.

  • O códice, datado do século VI, chegou a Aquileia no século IX e desempenhou um papel central na liturgia local antes de ser desmembrado.
  • Os fragmentos foram dispersos por motivações religiosas e políticas, chegando a Praga no século XIV e a Veneza no século XV.

Segundo a tradição, o manuscrito teria sido escrito pelo próprio evangelista. O códice, conhecido como Codex Forojuliensis ou Evangeliario Forogiuliese, continha originalmente os quatro Evangelhos. Atualmente, porém, o volume preserva apenas os textos de Mateus, Lucas e João, além das páginas iniciais e finais do conjunto original.

Datado do século VI, o códice chegou a Aquileia por volta de meados do século IX, provavelmente durante o patriarcado de Teodemar (851-872), que deixou sua assinatura no manuscrito. A partir de então, a obra passou a desempenhar um papel central na liturgia da Igreja de Aquileia.

Como se deu a separação dos fragmentos?

Provavelmente entre os séculos XII e XIII, o Evangelho de Marcos foi separado do restante do códice e passou a ter existência independente. Considerado uma relíquia e venerado como possível autógrafo do evangelista, o manuscrito reforçava a antiga tradição segundo a qual São Marcos teria sido o primeiro evangelizador da região do Adriático setentrional.

A importância religiosa e política do livro contribuiu para um novo desmembramento. Em 1354, o rei Carlos IV da Boêmia solicitou ao então patriarca de Aquileia várias páginas do Evangelho de Marcos para a Catedral de Praga. Documentos apresentados na exposição registram o episódio.

A transferência representou não apenas o reconhecimento do prestígio do manuscrito, mas também um símbolo de sua importância espiritual e política. A relíquia também despertava especial interesse em Veneza, cidade intimamente ligada ao culto de São Marcos.

Depois de conquistar o Patriarcado de Aquileia, Veneza tomou posse das partes restantes do Evangelho. Em 24 de junho de 1420, o manuscrito foi levado para a Basílica de San Marco. O episódio marcou simbolicamente a submissão de Aquileia à República de Veneza.

O reencontro dos textos sagrados

Com curadoria de Martina Dlabajová, Cristiano Tiussi e Luca Villa, a exposição é promovida e organizada pela Fundação Aquileia. De acordo com a instituição, a reunião inédita dos fragmentos é resultado de uma intensa articulação cultural entre instituições civis, religiosas e museológicas italianas e tchecas.

A iniciativa envolveu cooperação científica, institucional e diplomática entre os dois países e pretende apresentar os fragmentos não apenas como peças de importância religiosa, mas como testemunhos da circulação de manuscritos, do poder político e das relações culturais que moldaram a Europa medieval.

Da IstoÉ com ANSA

Leia também

Renault Kardian 2027 estreia versão Vibe com câmbio manual e motor 1.0 turbo por R$ 99.990

Fiat Toro sob ameaça: Renault Niagara é nova picape intermediária turbo com tração 4×4 e Gemini