SÃO PAULO, 18 SET (ANSA) – A partir desta quarta-feira (19), o Centro Cultural da Fiesp, em São Paulo, receberá a exposição “Rafael e a Definição da Beleza – Da Divina Proporção à Graça”, que trará três imagens do artista italiano Rafael Sanzio nunca exibidas no Brasil.   

A mostra contará com registros históricos de estudos matemáticos que influenciaram a ideia de beleza no século 15. Entre os documentos haverá os tratados de Vitrúvio e de Leon Battista Alberti, além de uma cópia da primeira edição de “A Divina Proporção”, de Luca Paciolli. “A arte de Rafael combinava com maestria as formas da Antiguidade Clássica e a expressão intensa da natureza humana, definindo um novo ideal de beleza”, diz a publicação oficial sobre a mostra no site da Fiesp. Considerado um dos grandes artistas do Renascimento, Rafael nasceu em Urbino, na Itália, em 1483. Em sua infância, herdou o ateliê de seu pai e chegou a estudar com Pietro Perugino, cuja obra é relembrada na abertura da mostra. A exibição também traz uma seção com dezenas de gravuras de artistas de seu ateliê, alguns trabalhos de seus seguidores (Giovanni Penni e Giulio Romano), além de uma sala sobre imitação e a “nova beleza”. Nesta última, estão expostas as três obras de Rafael que retratam, de diferentes formas, as Madonas.   

Todos os quadros vieram de museus em Roma, Nápoles e Modena.   

A exposição, que ainda conta com uma projeção do afresco “Escola de Atenas (1509), localizado no Museu do Vaticano, ficará aberta até 16 de dezembro e terá entrada gratuita. Serviço: Mostra: Rafael e a Definição da Beleza Endereço: Fiesp – Av.Paulista, 1.313. Horário – 3ª a sáb., das 10h às 22h. Dom., das 10h às 20h. Entrada Gratuita. (ANSA)


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias