A galeria Aura, em São Paulo, inaugura nesta quinta-feira, 13 de novembro, a partir das 18h, a exposição ‘Entre terra e memória’. Trata-se da primeira mostra individual do artista Leandro Júnior na galeria, com curadoria do ganense-americano Larry Ossei-Mensah. A exposição exibe um panorama da pesquisa pictórica do artista, incluindo séries como ‘Viúvas de Maridos Vivos’, ‘Vale’ e ‘Lágrimas’.
- Abertura da exposição ‘Entre terra e memória’, de Leandro Júnior, ocorre nesta quinta-feira, 13, na galeria Aura, em SP.
- Mostra traz pinturas e esculturas que utilizam o barro e as tradições do Vale do Jequitinhonha (MG).
- Artista também ganha destaque internacional com documentário exibido em Cannes e no DOC NYC.
- Curadoria é assinada pelo ganense-americano Larry Ossei-Mensah.
Natural da Chapada do Norte (MG), Leandro Júnior traz as tradições do Vale do Jequitinhonha em sua prática. É de lá que ele extrai tanto os materiais com que trabalha quanto as histórias que inspiram sua arte. O artista também se dedica ao ensino de artes em comunidades quilombolas locais.
“A terra do Vale do Jequitinhonha encontra voz nas mãos de Leandro, e essa voz ressoa muito além de seu ponto de origem. Lembra-nos que a memória vive não apenas em histórias e símbolos, mas na matéria em si.”
Larry Ossei-Mensah, curador.
O barro é um elemento constante na exposição, ora como pigmento incorporado às telas, ora como representação de paisagens. Na série ‘Casinhas’, o artista utiliza o mesmo material (barro vermelho misturado a esterco de gado) usado nas construções da região.
Já a série ‘Lágrimas’ tem como referência as paredes dessas casas quando a água da chuva dissolve o revestimento branco e deixa o vermelho transparecer. O texto curatorial descreve a obra como “uma analogia à vulnerabilidade” e “um diálogo entre corpo, casa e terra”.
Em séries como ‘Viúvas de maridos vivos’, Leandro Júnior captura momentos silenciosos de mulheres vistas de costas. “Pintar as costas é revelar algo desprotegido, algo profundamente humano”, reflete Larry Ossei-Mensah.
A abertura da exposição em São Paulo coincide com um momento de destaque internacional para o artista. Em maio, ele apresentou um curta-documentário baseado na série ‘Viúvas de Maridos Vivos’ em Cannes. Neste sábado, 15 de novembro, o filme será exibido no DOC NYC, o maior festival de documentários dos Estados Unidos.
Serviço – Exposição ‘Entre terra e memória’
- Artista: Leandro Júnior
- Abertura: Quinta-feira, 13 de novembro (18h às 21h)
- Visitação: 14 de novembro de 2025 a 31 de janeiro de 2026
- Local: Galeria Aura
- Endereço: Rua da Consolação, 2767 – Jardim Paulista, São Paulo/SP