SÃO PAULO, 10 AGO (ANSA) – O Instituto Italiano de Cultura de São Paulo (IIC-SP) abriu nesta quarta-feira (10) uma exposição que retrata a viagem de Lina Bo Bardi à Itália em 1945. O evento, que é gratuito, segue até o dia 10 de outubro no jardim da instituição no bairro Higienópolis.   

Chamada de “O verão de 1945 na Itália – A viagem de Lina Bo nas fotografias de Federico Patellani”, a mostra tem a curadoria de Francesco Perrotta-Bosch e foi idealizada a partir do acervo do Museo di Fotografia Contemporanea di Cinisello Balsamo-Milano.   

Segundo o IIC-SP, a exposição traz imagens da viagem de Lina e Carlo Pagani ao lado do fotógrafo por nove localidades italianas entre Milão e Roma e retrata as condições das cidades que foram impactadas pela Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Ao todo, são 45 fotografias e algumas são inéditas para o público.   

Em comunicado, Perrotta-Bosch afirma que as fotos mostram uma Itália real “com suas feridas profundas que forjaram o caráter de milhões de italianos”. Além disso, as imagens mostram Lina jovem, solteira, aos 30 anos, “com vestidos floridos, rosto altivo com sorriso, às vezes aberto, às vezes enigmático”.   

O diretor do IIC-SP, Michele Gialdroni, ressalta que vale destacar o “interesse dos jovens viajantes em verificar quais seriam as condições da Itália e dos italianos durante o percurso, em particular, em descobrir como os habitantes adaptaram suas exigências cotidianas, domésticas e profissionais às condições precárias de bairros e centros habitados destruídos e provisórios”.   

Poucos meses após a viagem, Lina se mudaria para o Brasil e se tornaria um dos principais nomes da arquitetura mundial. A arquiteta foi a responsável por projetos icônicos no Brasil, como o Museu de Arte de São Paulo (Masp) e o Sesc Pompeia. No ano passado, ela recebeu o Leão de Ouro póstumo da Bienal de Arquitetura de Veneza por sua contribuição ao setor.   

Serviço: Exposição – “O verão de 1945 na Itália – A viagem de Lina Bo nas fotografias de Federico Patellani” Data: de 10 de agosto a 10 de outubro Horário: Segunda a quinta-feira, das 10h às 13h e das 15h às 17h; Sexta-feira, das 10h às 13h.   

Endereço: Avenida Higienópolis, 436, Higienópolis, São Paulo/SP Entrada gratuita (ANSA).