Exposição ‘Em Busca da Nova Terra’ chega ao Sul de Minas Gerais

GENOVA, 31 JUL (ANSA) – Poços de Caldas, em Minas Gerais, receberá de 1º a 24 de agosto a exposição itinerante “Em Busca da Nova Terra”, uma parceria entre o Círculo Ítalo-Brasileiro do Sul de Minas, o Museu da Imigração de São Paulo e o Museu Nacional da Emigração Italiana (MEI) de Gênova, na Itália.   

Com direção do historiador Fabio Niosi, a proposta em cartaz no Thermas Antônio Carlos é dividida em quatro percursos que contam alguns dos aspectos mais significativos da imigração italiana no Brasil. O primeiro é “Uma varanda sobre o Brasil”, idealizada pelo MEI e pelo Museu da Imigração de São Paulo, com curadoria de Alessandra Almeida e Pierangelo Campodonico.   

Na sequência, vem a mostra “A Biblioteca de Bordo”, proposta pela Sociedade Dante Alighieri, com curadoria de Giulia De Castro. Seguem-se a exposição “Anita e Giuseppe Garibaldi”, da Associação Casa América, com curadoria de Raffaella Ponte; e, por fim, “A União da Itália ao Brasil”, feita pelo MEI com curadoria de Fabio Porta.   

“Realizar esta exposição internacional em nossa cidade é uma forma de homenagear a memória dos imigrantes que ajudaram a construir Poços de Caldas e toda a região sul de Minas Gerais. A exposição emociona, informa e conecta gerações às suas raízes”, disse Elaine Piva, presidente do Círculo Ítalo-Brasileiro do Sul de Minas.   

Para Paolo Masini, presidente do MEI, “a viagem pelos lugares da nossa imigração continua com sucesso. É uma oportunidade para brasileiros e descendentes de italianos relembrarem e explorarem histórias de muito trabalho e sacrifício”.   

Para completar a iniciativa, entre 3 a 5 de outubro, Poços de Caldas receberá na Praça José Affonso Junqueira uma seleção do conteúdo da mostra durante o 9º festival Italia Per Sempre.   

“Em Busca da Nova Terra” faz parte da programação oficial das comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Brasil e já reconstituiu a jornada simbólica dos migrantes a bordo de um cruzeiro comemorativo que partiu de Gênova com destino a Santos em dezembro passado. (ANSA).