BOLONHA, 29 ABR (ANSA) – Uma exposição do pintor francês Oscar-Claude Monet que seria realizada em Bolonha, na Itália, foi cancelada nesta quarta-feira (29) em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2).   

A mostra “Monet e os impressionistas” estava inicialmente marcada para ser realizada entre os dias 13 de março e 12 de julho. Por conta da Covid-19, o evento foi reagendado para 18 de maio, mas foi definitivamente suspenso. A exposição aconteceria no Palazzo Albergati.   

As telas do Museu Marmottan Monet, em Paris, que seriam expostas, não saíram das caixas de transporte e permanecerão meses no escuro em um cofre blindado. O fechamento das fronteiras também torna impossível a volta dos quadros para a França.   

“Por enquanto não é conveniente reabrir, mas quero ser otimista e espero apresentar a exposição entre setembro e outubro. No nível internacional, as exposições serão remarcadas para o outono de 2021, mas nem quero pensar nisso, seria tarde demais.   

Nestas semanas, estamos testando como o público poderá se mover com segurança entre as salas do Palazzo Albergati, mas as incógnitas são muitas e a reabertura em 18 de maio é tecnicamente impossível”, declarou Iole Siena, presidente da Arthemisia, em entrevista ao jornal “La Repubblica”.   

Com as medidas de segurança necessárias, os organizadores da mostra haviam previsto, que uma pessoa poderia entrar a cada cinco minutos, no máximo 120 visitantes por dia, com uma arrecadação média de cerca de 1,2 mil euros por dia, contra um custo diário de seis mil euros.   

Após a etapa em Bolonha, a exposição deveria sair em turnê na Nova Zelândia e na China, mas, sem saber como o coronavírus evoluirá, não é possível fazer novas programações.(ANSA)