Expo Mulher Negra e Cia 2025 busca a inclusão por meio do empreendedorismo

Expo Mulher Negra e Cia
Foto: Divulgação

O Instituto Mulher Negra e Cia realiza a entre abril deste ano e janeiro de 2026 a Turnê Expo Mulher Negra e Cia. O evento é gratuito e busca incentivar o empreendedorismo com oficinas de negócios, autoestima e qualificação digital, com especialistas e profissionais de mercado. A turnê acontecerá em quatro capitais: São Paulo, Florianópolis, Rio de Janeiro e Minas Gerais, levando formação e informação em especial para a mulher negra.

O incentivo ao empreendedorismo para a mulher negra é uma poderosa ferramenta de emancipação social, econômica e cultural. Em um cenário marcado por desigualdades históricas, empreender oferece a oportunidade de romper barreiras, conquistar autonomia financeira e fortalecer a representatividade em espaços de liderança.

Além disso, ao fomentar negócios liderados por mulheres negras, promove-se a diversidade no mercado, impulsionando soluções inovadoras que refletem a riqueza das vivências e perspectivas dessa comunidade. Investir nesse potencial é investir em um futuro mais justo, inclusivo e próspero para toda a sociedade.

O evento conta com a parceria do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte

Inserção

O Instituto Mulher Negra e Cia é uma entidade sem fins lucrativos que visa a inserção do negro no contexto sócio, econômico e cultural.
A instituição vem atuando desde de 2012 com projetos de inclusão, por meio de workshops, oficinas culturais, treinamento e qualificação.

A partir de 2021 passou a focar na importância das redes sociais no cotidiano da sociedade atual, metivada pela ausência do protagonismo negro nesse espaço ( redes sociais).

Hoje, por meio do Coletivo Frente Negra Online, projeto idealizado e administrado pelo Instituto Mulher Negra e Cia, atingiu mais de 60 milhões de pessoas, através das chamadas Páginas Pretas, buscando levar informações sobre questão racial, questão LGBTQIA+ e eliminar o discurso de ódio e intolerância no espaço virtual.