Expo Head Grow: confira programação deste fim de semana na Neo Química Arena/SP

Evento conta com rodas de conversa e palestras com especialistas de vários países da américa latina

Divulgação.
Expo Head Grow_ confira a programação deste fim de semana na Neo Química Arena. Foto: Divulgação.

A Expo Head Grow, uma das principais feiras de headshops e growshops da América Latina, chega em sua 9ª edição à Neo Química Arena, em São Paulo, nos próximos dias 23 e 24 de agosto, com mais de 120 expositores do Brasil e do exterior, espaço para rodas de conversa e palestras, além de uma programação musical com grandes nomes da música brasileira e DJs de destaque da cena nacional.

Segundo os organizadores, a expectativa é reunir 15 mil nos dois dias de evento, que acontece em meio a avanços e debates no país sobre o uso terapêutico da planta da cannabis, e após mais de um ano após da descriminalização de até 40 gramas de maconha e até seis plantas quando para o uso pessoal, segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal. 

Os headshops e growshops são negócios que abrangem produtos, que vão desde sedas, passando por acessórios de vestuário e até itens especializados para cultivo como painéis de iluminação, fertilizantes ou substratos. Segundo o último anuário do grupo de inteligência de mercado Kaya, apenas as sedas, movimentam cerca de R$300 milhões por ano no Brasil. O mesmo informe aponta que o mercado brasileiro deste segmento movimentou mais de R$1 bilhão em 2024. 

Programação musical terá shows de Ponto de Equilíbrio, Planta e Raiz, Brime, Febre 90s e Akira Presidente

No sábado, 23 de agosto, a Expo Head Grow apresenta um show especial para o público: a turnê de 25 anos do Ponto de Equilíbrio, um dos maiores nomes do reggae no país, celebra a força e resistência de um dos maiores grupos de reggae do continente. Quem também sobe ao palco com convidados especiais, é Akira Presidente, primeiro ganhador da icônica “Batalha do Real”, no Rio de Janeiro, que convida Clara Lima. Se somam à programação os sets da DJ Lys Ventura e do DJ Lowe.

Já no domingo, 24, a programação traz os shows da banda “Planta e Raiz”, em sua nova turnê, unindo hits autorais e do reggae mundial; o aclamado projeto de Fleezus, Febem e Cersv, “Brime!”, que virou referência nacional ao misturar o grime de Londres com a vivência das periferias de São Paulo; a Febre 90s, dupla formada por Puma Pjl e Sono TWS, que já alcançaram mais de 400 milhões de reproduções nas plataformas digitais; e aquecendo as pistas com seus sets, os DJs Kokay e Justera.

Programação – Rodas de Conversa e Palestras – Sábado 23/08

 

12h às 12h50 – Medicina veterinária e cannabis: Dá match?
Com Bruno Perozzo 

Médico veterinário pós-graduado em anestesiologia veterinária. Integrante da Comissão Técnica de Endocanabinologia Veterinária do CRMV-SP, e Co-criador da disciplina “Farmacologia e Toxicologia dos Canabinoides” no curso de medicina da FCM Unicamp. 

13h às 14h – Os desafios da comunicação canábica: entre o algoritmo e o antiproibicionismo, com a participação de Fabelos, comunicador e criador de conteúdo, tem colaborações com o canal UmDois, além da produção autoral onde compartilha informação e vivência real sobre a cena da cannabis; Yago Rosa, Cofundador da Kamah, comunidade de pessoas de todo Brasil que atua com educação voltada a maconha e política de drogas; Isabela Caetano, especialista em marketing e estratégias para redes sociais; e Kyalene Mesquita,  assessora de comunicação na Plataforma Brasileira de Política de Drogas e no Fórum Popular de Segurança Pública e Política de Drogas do Estado de São Paulo; e com a moderação de Carol Pereira, estrategista criativa com quase uma década de experiência em estratégia de conteúdo e redes sociais.

14h15 às 15h15 – “Cultivando o futuro: escalando o cultivo de cannabis no Brasil”, com o agrônomo Bruno Gagliardi, brasileiro radicado nos Estados Unidos há mais de uma década.

15h30 às 16h30 – O crescimento dos concentrados sem solventes ao redor do mundo; com The Dank Duchess, consultora internacional especializada em haxixe, além de cultivadora de cannabis e educadora de renome mundial, com mais de 20 anos de experiência. Fundadora da International Women’s Cannabis Conference para dar visibilidade a lideranças femininas em todo o mundo. Sua atuação por meio da Mocha Mary Jane é focada em empoderar mulheres negras e pardas a cultivar cannabis.

16h45 às 17h45 – “Do Laboratório ao Cultivo”; com Lisette Colomer, Bioquímica e Carlos Prado “Leshuga”, cultivador especialista, integrante do primeiro cultivo legal na América Latina: apresentarão uma palestra sobre micropropagação da cannabis, passando da experiência em cultivo ao laboratório, dentro de seu cultivo autorizado no Chile.

18h às 18h40 – Mineral x Orgânico. Dos mitos aos rumores de conflito e a conciliação dos paradoxos com Diogo Mantovanelli; Permacultor, engenheiro agrônomo, biólogo, mestre em agroecologia e desenvolvimento rural. Trabalha com cultivo em associações de pacientes desde 2018.

18h50 às 19h20 – Marcha da Maconha São Paulo.

Programação – Rodas de Conversa e Palestras – Domingo 24/08

 

12h às 12h50 – Como fazer extração por álcool criogênico em casa. 

Com Felipe de Castro, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Associação Accura, e autor do livro “Método Accura de Extração de Cannabis Medicinal” publicado pela Associação em Maio de 2023.

13h às 14h – Associações e regulamentação: caminhos para Justiça canábica: com a participação da vereadora por Campinas, Paolla Miguel, que preside na Câmara Municipal, a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania; e do advogado criminalista, Erik Torquato, referência nacional em atuação nos casos que envolvem a lei de drogas e defesa de cultivadores, membro da Rede Jurídica Pela Reforma da Política de Drogas; de Cidinha Carvalho, presidente da associação Cultive que recebeu em 2024 o selo de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo, e representante da sociedade civil no grupo de trabalho criado pelo governo de São Paulo para regulamentar a distribuição de medicamentos à base de canabidiol no Sistema Único de Saúde (SUS); Thabata Neder, fundadora da Club Brasileiro de Fitoterapia Cannabica, organização sem fins lucrativos que oferta acesso ao tratamento com os canabinoides no Brasil e da Nagual Cannabis, conglomerado de empresas voltado aos negócios de impacto social e a Maconha; e terá moderação de Anita Krepp, jornalista brasileira radicada na Espanha, especialista em cannabis e psicodélicos, fundadora do Podcast Cannabis Hoje, co-fundadora da Revista Breeza e colunista no Poder 360.

14h15 às 15h15 – Genéticas para cultivo outdoor nos diferentes microclimas do Brasil; Francesco – Dutch Passion, cultivador há décadas, atualmente tem como base Amsterdã, onde há um ano e meio, cultiva legalmente com licença nos famosos Coffee Shops holandeses.

15h30 às 16h30 – “Do cultivo ao cuidado: acesso legal à cannabis medicinal”, com a participação da Dra Mariane Ventura, Médica formada pela UFBA; e de Gabriela Arima, advogada, mestre em direito pela Universidade de Syracuse em Nova York; com a moderação de Tali Coelho, curadora e produtora das palestras da Expo Head Grow há quatro anos. 

16h45 às 17h45 – Entre tendência e tabu: o papel do influencer; com Mika Santana, comunicadora canábica, educadora popular e redutora de danos. Criadora do coletivo “Canabicamente” e do podcast “canabicamente falando”, atua há mais de 7 anos produzindo conteúdos sobre cannabis, saúde mental, cultura periférica e vivências negras e indígenas; “Parcinha”, criador de conteúdo, produz vídeos informativos e bem humorados, passando informações sobre o universo da planta; “Adm 4iverde” é criador de conteúdo e mente por trás da página 4iVerde, e se destaca por seu trabalhos produzidos artístico com com seda e piteira e já deixou sua arte exposta em Barcelona no “Gorilla Social Club”; com moderação de Marcio Makana, educador sobre sobre drogas na Internet sob perspectiva de um homem negro desde 2016, colaborador no Cannabis Monitor com apoio da Flora Urbana, criando conteúdos em audio e vídeo sobre conscientização antiproibicionista e cultivo de erva.

18h às 18h40 – Sisters of the Valley – Cura, resistência e justiça: mulheres na linha de frente da revolução cannábica. Com Sister Camila e Débora Aguiar;

Sister Camila é formada em Negócios Internacionais e possui mestrado em Economia pela Universidade Autônoma da Baixa Califórnia. Em 2018, fundou a Sisters of the Valley México e, em 2023, lançou a Las Hermanas del Valle, iniciativas que combinam empreendedorismo social, conscientização ambiental e ativismo pela cannabis. Desde 2018, participa como palestrante em diversos fóruns e eventos especializados, além de ministrar workshops sobre extração caseira e uso responsável de derivados de cannabis.

Débora Aguiar (@maeantiproibicionista) é uma mulher mãe afroíndigena, ativista de direitos humanos com mais de 10 anos de experiência, comunicadora periférica, produtora cultural e sobrevivente do sistema prisional. Nascida e criada na periferia do Recife, Débora constrói sua trajetória na intersecção entre maternidade, ancestralidade afroindígena, justiça social e enfrentamento às violências do Estado. É idealizadora do podcast Mamatreta, onde dá voz às experiências de mães periféricas e racializadas, denunciando o racismo institucional, o encarceramento em massa e a negligência do Estado com as quebradas. 

18h50 às 19h30 – Marcha das Favelas RJ.

Expo Head Grow exibe filmes brasileiros vencedores do último festival internacional de cinema cannabico 

Os documentários “Queimando Fronteiras” e o “O outro mundo de Sofia”, premiados na última edição do Festival Internacional de Cinema Cannabico, o FICC, realizado na Argentina, serão exibidos durante a programação da Expo Head Grow. 

No sábado, a partir das 19h30, “Queimando Fronteiras”, de Leonardo Baggio, eleito melhor filme pela escolha do público. 

No domingo, também às 19h30, “O outro mundo de Sofia”, vencedor da categoria de melhor documentário, será exibido ao público do evento. 

Sábado – 23/08 – Queimando fronteiras
De Leonardo Ferron Baggio – 75 min – 2025

Em 2020, a Argentina regulamentou o cultivo pessoal de cannabis. “Queimando Fronteiras” é um documentário independente que atravessa a fronteira do Brasil, viajando 30.000 km para dar voz a ativistas, especialistas e cidadãos essenciais nesse processo. O filme busca entender o impacto dessa decisão e discutir como o fim da guerra às drogas pode ajudar a curar as veias abertas da América Latina.

Domingo – 24/08 – O Outro Mundo de Sofia

De Rapha Erichsen, Brasil – 90 min. – 2023

Sofia tem 13 anos e sofre de uma síndrome rara. Ela precisa usar a cannabis para melhorar sua qualidade de vida, e a planta é proibida por lei no Brasil. Sua mãe, Margarete Brito, lutou muito pelos direitos de Sofía e, por fim, desafiou a Justiça para se tornar a primeira família na história do Brasil a poder cultivar cannabis legalmente.

Sobre a Expo Head Grow

Há nove anos, a Expo Head Grow surgiu como pioneira, criada por uma comunidade de ativistas, dedicada a profissionalizar e fortalecer o mercado de headshops, growshops e tabacarias. O que começou como um evento na cidade de Campinas no ano de 2017, rapidamente se transformou na maior feira do segmento no Brasil, que passou pela cidade de São Paulo em 2018, e se consolidou nas edições internacionais na Fazenda Maeda, em Itu, entre 2019 e 2024. 

9ª Expo Head Grow 

Data: 23 e 24 de agosto de 2025 (Sábado e Domingo). 

Horário: De 10h às 22h

Shows: 

23 de agosto:

Ponto de Equilíbrio: 20h30

Akira Presidente convida Clara Lima: 18h00

DJ Lys Ventura: 16h20

DJ Lowe: 12h00

24 de agosto 

Brime: 20h00

Planta e Raiz: 18h30

Febre 90’s: 16h30

DJ Kokay: 14h00

DJ Justera: 12h00

Local: Neo Química Arena – Estacionamento Leste – Entrada E4.

 

Endereço: Rua Doutor Luiz Ayres, 3150 – Escadaria Artur Alvim , Itaquera – São Paulo – SP

Ingressos a partir de R$ 120,00 por dia:   https://www.sympla.com.br/evento/9-expo-head-grow/2805418

Mais informações:

https://www.instagram.com/expoheadgrow?igsh=MXZjcGQ0ajV3Zm5hbA==