Mundo

Explosões e intenso tiroteio acontecem perto de hotel na capital somali

Explosões e intenso tiroteio acontecem perto de hotel na capital somali

Tiroteio na Somália - AFP

Uma intensa troca de tiros acontecia perto de um grande hotel do centro de Mogadíscio, capital da Somália, nesta terça-feira (10) – informaram fontes da segurança e testemunhas.

“Há uma forte troca de disparos e explosões de granadas”, relatou Abdirahman Adan, oficial dos serviços de segurança.

“Não posso confirmar, mas parece que o hotel está sob um ataque terrorista”, acrescentou, referindo-se ao Hotel SYL.

Várias testemunhas disseram à AFP terem ouvido disparos nessa parte da cidade.

O hotel SYL foi alvo do grupo islamista shebab várias vezes no passado.

Nesta terça, o grupo publicou em uma página on-line ligada ao jihadismo que havia lançado uma operação “segundo o planejado”, sem dar detalhes.

“Estava perto do hotel quando começaram os disparos”, relatou Abdukadir Ahmed, que testemunhou o ocorrido.

“As forças de segurança ao redor dos postos de controle do palácio (presidencial) disparavam metralhadoras, mas não sabemos exatamente quem estava lutando contra quem”, acrescentou.

O palácio presidencial e o gabinete do primeiro-ministro ficam muito perto do hotel SYL. Ambos estão localizados em uma parte da capital sob forte segurança.

Outras testemunhas disseram que vários agressores haviam tentado entrar no hotel, mas não estava claro se tinham conseguido.

Um atentado com carro-bomba no hotel em agosto de 2016 matou 15 pessoas e causou grandes danos. Pelo menos 14 pessoas morreram em um ataque anterior contra o hotel, em fevereiro daquele mesmo ano. Um primeiro ataque em janeiro de 2015 deixou cinco mortos.