Explosivos achados em Londres foram enviados da Irlanda

LONDRES, 06 MAR (ANSA) – Os três pacotes explosivos encontrados e neutralizados em Londres, na última terça-feira (5), foram expedidos a partir da Irlanda.   

Segundo a imprensa local, a polícia britânica trabalha em colaboração com as autoridades de Dublin para descobrir a autoria das ameaças.   

Os pacotes foram achados em dois edifícios nas proximidades dos aeroportos de Heathrow e City e na estação ferroviária de Waterloo.   

Tabloides e jornais conservadores suspeitam do grupo Novo Ira, formado por dissidentes do antigo Exército Republicano Irlandês que rejeitam o cessar-fogo da década de 1990 e pretendem unificar a República da Irlanda com a Irlanda do Norte, que pertence ao Reino Unido.   

Fontes de segurança citadas pelo jornal The Telegraph, no entanto, ressaltam que a pista do terrorismo norte-irlandês é apenas uma das linhas de investigação abertas.   

Autoridades britânicas temem o recrudescimento das tensões nas Irlandas em função do Brexit, que pode levar ao restabelecimento de fronteiras rígidas entre os dois territórios, violando um dos princípios do acordo de paz de 1998.   

Esse é um dos principais entraves das negociações entre Reino Unido e União Europeia, já que Bruxelas não abre mão de um mecanismo chamado “backstop”, que garante a livre circulação entre as Irlandas caso os dois lados não celebrem um tratado comercial no período de transição do Brexit, até 31 de dezembro de 2020. (ANSA)