RJ: explosão em tanque da Vibra deixa um ferido e dois desaparecidos

Bombeiros controlam chamas, mas aguardam retirada de combustível para buscar vítimas dentro da estrutura

Tanque da Vibra após a explosão
Tanque da Vibra após a explosão Foto: Adriana Cópio/Secom PMVR

A explosão de um tanque de combustível da Vibra Energia em Volta Redonda (RJ) deixou um ferido e dois desaparecidos na madrugada deste domingo, 22. As informações foram divulgadas pelo Corpo de Bombeiros.

+Incêndio em comunidade da Brasilândia deixa duas pessoas feridas em SP

+Vibra: lucro líquido é de R$ 407 mi no 3ª tri de 2025, queda de 90,3% ante 2024

Segundo a corporação, os profissionais já haviam extinguido as chamas por volta das 12h, porém seguiam atuando no resfriamento para evitar uma retomada do fogo. A vítimas encontrada foi removida para o Hospital São João Batista.

O tanque encontrava-se na planta industrial da Vibra Energia no bairro Aterrado. As vítimas trabalham em uma empresa terceirizada que presta serviços à Vibra.

Em nota, a Vibra afirma que “está atuando e se solidariza com as vítimas e suas famílias, e acompanha a prestação de apoio da empresa terceirizada”. Destaca ainda que não há risco de desabastecimento da região, já que foram acionadas rotas alternativas para suprimento a partir de Duque de Caxias e São José dos Campos.

O Corpo de Bombeiros destaca aguardar que a empresa transfira a carga armazenada do local.  A medida é necessária para que “possam iniciar a busca detalhada no interior da estrutura” dos dois desaparecidos.

Veja na íntegra a nota da Vibra Energia

A Vibra informa que, na madrugada deste domingo (22/02/26), houve uma explosão e subsequente incêndio em um dos tanques de armazenamento de sua base localizada no bairro Aterrado, em Volta Redonda, durante atividade de manutenção de equipamentos.

Três funcionários de uma empresa terceirizada atuavam no momento – um deles foi levado ao hospital e se encontra estável; os outros dois ainda permanecem desaparecidos. A equipe Vibra e o Corpo de Bombeiros seguem no local na busca pelos desaparecidos.

O ambiente já se encontra seguro: o incêndio foi controlado, sem impactos ao meio ambiente.

A companhia está atuando e se solidariza com as vítimas e suas famílias, e acompanha a prestação de apoio da empresa terceirizada.

Equipe da Vibra, em paralelo, já está atuando internamente para entender as causas do acidente e totalmente à disposição para colaborar com as investigações.

Não há risco de desabastecimento na região. A companhia já acionou rotas logísticas alternativas para atendimento dos clientes; o polo supridor será remanejado para as bases de Duque de Caxias e São José dos Campos.

Atualização:

Informação divulgada pelo Corpo de Bombeiros inicialmente falava em três feridos e dois desaparecidos. A corporação corrigiu o número posteriormente. O texto da IstoÉ foi atualizado às 13h24 do dia 22 de fevereiro de 2026.