Mundo

Explosão no vulcão Kilauea joga cinzas a 9 km de altura

NOVA YORK, 17 MAI (ANSA) – Uma explosão de grandes proporções foi registrada no cume do vulcão Kilauea, no Havaí, provocando uma coluna de fumaça e cinzas de mais de nove quilômetros de altura e destinada a se abater sobre o arquipélago.   

A explosão, ocorrida após duas semanas de intensa atividade no vulcão, foi precedida por uma série de terremotos, sendo que o mais forte teve magnitude 4.4 na escala Richter. Nos últimos dias, mais de 10 fendas haviam sido abertas pela lava na face oriental da montanha.   

Até o momento, 26 casas e uma dezena de edifícios foram destruídos. O Kilauea fica dentro de um parque nacional que já havia sido evacuado em 11 de maio, de maneira preventiva.   

Segundo especialistas, a explosão não deve ter consequências fatais, desde que os habitantes tenham atendido aos apelos das autoridades para deixar a região.   

O risco maior é representado por rochas que eventualmente tenham sido expelidas pelo vulcão, um dos mais ativos do mundo e que está em contínua erupção desde 1983. (ANSA)