Uma explosão que abalou uma loja na República Dominicana deixou pelo menos 10 mortos, 37 feridos e 11 desaparecidos, segundo um balanço atualizado oferecido nesta terça-feira (15) pelo presidente Luis Abinader.

Por volta das 15h10 locais (16h10 no horário de Brasília), uma grande explosão atingiu a área comercial de San Cristóbal, a 24 quilômetros de Santo Domingo.

“Meus sentimentos de profundos pêsames aos (familiares) das 10 pessoas, homens, mulheres e crianças, reportadas como mortas até agora”, disse o presidente ao lado de ministros em visita ao local do desastre.

“Estamos fazendo tudo que é humanamente possível (…) para investigar a situação dos 11 desaparecidos. Há cerca de 37 pessoas internadas com diferentes níveis de gravidade”, acrescentou ele.

Após a explosão, um incêndio e uma gigantesca coluna de fumaça foram desencadeados.

Além de uma loja de ferragens onde a explosão teve origem, segundo a imprensa local, outros estabelecimentos comerciais foram afetados, como uma clínica veterinária e uma fábrica de plásticos, além de um edifício do Ministério Público.

Veículos foram queimados.

Cerca de 17 unidades do Corpo de Bombeiros atuam na área, onde as equipes de resgate continuam na busca incessante sob os escombros dos prédios destruídos.

“As janelas da casa se moveram com muita força e pensei que fosse um terremoto”, contou uma testemunha ao jornal Listín Diario, que achou “que as janelas da casa iam quebrar”.

Abinader destacou que “uma investigação será realizada para determinar a origem e as causas deste terrível acidente”.

“Enquanto isso”, garantiu o líder dominicano, “temos que salvar as vidas daqueles que foram afetados e feridos, e faremos isso sem nenhum limite de recursos para que cada vida humana que pudermos salvar, com a ajuda de Deus”.

O prefeito da cidade, José Montás, disse ao Listín Diario que as autoridades esperam que “nas próximas horas o incêndio seja completamente extinto, para que todos os técnicos, bombeiros e as autoridades possam determinar o motivo ou a causa da explosão”.

A área foi evacuada e militarizada, segundo a imprensa local, que relatou feridos com queimaduras em 30% a 40% do corpo.

Dezenas de pessoas se reuniram em hospitais próximos para saber se seus parentes, que presumiram estar presente no momento da explosão, estavam internados.

San Cristóbal é a quarta província mais populosa do país, com 688.828 dos 10 milhões de habitantes deste país caribenho.

jt/erc/db/ms/aa

X