Uma explosão em uma metalúrgica na cidade de Cabreúva (SP) deixou pelo menos 30 feridos e cinco mortos, nesta sexta-feira, 1. A ocorrência foi registrada às 10h46, na Rua David Marcassa Lopes, 1200, no bairro Pinhal.

Segundo o prefeito da cidade, Antonio Carlos Mangini (PSDB), em coletiva de imprensa, houve a explosão de uma caldeira. As causas ainda serão apuradas pelos órgãos competentes. Mangini afirmou que vai decretar luto oficial de três dias na cidade.

A prefeitura calcula que pelo menos 30 vítimas deram entrada no sistema de saúde (UPA e Santa Casa). Dessas, sete estavam em estado grave e foram entubadas, sendo transferidas para hospitais da região e da capital. Outros 14 pacientes estáveis foram transferidos para a Santa Casa de Cabreúva.

“Foram mobilizadas mais de 20 viaturas para atendimento no local, entre SAE-192 (Serviço de Atendimento Emergencial) de Cabreúva, SAMU da Cidade de São Paulo, Itupeva, Campinas, Jundiaí, Hortolândia, Pirapora do Bom Jesus, AB Colinas, Profissionais das Brigadas de empresas da região, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Guarda Municipal, Polícia Militar, Grupamento Águia da PM, além de diversos voluntários”, afirmou a prefeitura.

Neste sábado, 2, o município vai disponibilizar um atendimento psicológico às vítimas e familiares na UPA do Jacaré, das 9h às 11h. Os eventos programados para o final de semana na cidade foram cancelados.