Ao menos oito pessoas morreram, e cerca de 80 ficaram feridas, nesta terça-feira (6), após uma forte explosão em um fábrica de fogos de artifícios no centro da Índia, informaram autoridades.

Emissoras de televisão exibiram imagens de uma bola de fogo e fumaça subindo dezenas de metros no céu em Harda, no estado de Madhya Pradesh.

O policial Rajeshwari Mahobia disse à AFP que “o número de mortos pode aumentar”.

Dezenas de ambulâncias foram enviadas para o local. Segundo o coordenador do resgate, Kailash Chand Parte, 15 veículos do Corpo de Bombeiros também foram enviados, mas o incêndio ainda não havia sido controlado.

A fábrica tem entre 200 e 300 funcionários, mas não se sabe quantos estavam no local no momento da explosão.

“Ao menos dez edifícios em torno do complexo onde ocorreu a explosão foram danificados pela intensidade” da deflagração, acrescentou.

O ministro-chefe do estado, Mohan Yadav, indicou que as unidades de queimados dos principais hospitais foram orientadas para “os preparativos necessários” e que o Exército foi contatado para “organizar o envio de helicópteros”.

Manish Sharma, cirurgião do hospital do distrito de Harda, disse que havia “oito mortos” e “um total de 90 pessoas admitidas até agora” em sua unidade.

“As pessoas resgatadas no local serão enviadas para cá”, declarou à AFP.

As explosões nestas fábricas são habituais na Índia, onde os fogos de artifício são muito utilizados na festividade hindu do Diwali e em festas de casamento.

Em 2019, ao menos 18 pessoas morreram em uma explosão em uma fábrica de fogos de artifício no estado de Punjab, e outras dez, em um incidente semelhante em Uttar Pradesh, também no norte.

bb-pjm/lgo/lch/dbh/es/jc/tt