Explosão de carro-bomba mata general do Estado-Maior russo em Moscou

MOSCOU, 22 DEZ (ANSA) – Um general do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia foi assassinado na explosão de um carro-bomba na manhã desta segunda-feira (22), em Moscou.   

O atentado teve como alvo Fanil Sarvarov, chefe do departamento de treinamento operacional do Estado-Maior, e as autoridades russas suspeitam de envolvimento dos serviços secretos da Ucrânia.   

“Uma bomba colocada sob o chassi de um carro foi detonada na manhã de 22 de dezembro, em Moscou, e o general Fanil Sarvarov morreu devido aos ferimentos sofridos”, disse a porta-voz do comitê investigativo russo, Svetlana Petrenko, de acordo com a agência de notícias estatal Tass.   

“Testemunhas oculares estão sendo interrogadas, e imagens de câmeras de segurança estão sendo analisadas”, acrescentou.   

O explosivo continha o equivalente a 300 gramas de TNT e estava instalado com um ímã na parte inferior do Kia Sorento do general, perto do banco do motorista. Segundo a Tass, a bomba foi acionista quando o militar pisou no pedal do freio.   

Sarvarov, 56 anos, havia recebido a patente de tenente-general do próprio presidente Vladimir Putin em maio de 2024 e, ao longo de carreira, participou de operações antiterrorismo na Chechênia e de ações militares das forças russas na Síria.   

Além disso, chegou a ser inserido em uma lista de supostos “criminosos de guerra” pelo site ucraniano “Myrotvorets” (“Pacificadores”). (ANSA).