Os Estados Unidos informaram nesta quarta-feira que a Coreia do Norte disparou um projétil de curto alcance, enquanto a imprensa da Coreia do Sul notificou dois lançamentos.

“Posso confirmar que foi de curto alcance”, disse à AFP uma fonte do governo americano, sem especificar o horário do lançamento.

O Estado-Maior das Forças Armadas sul-coreanas, citado pela agência de notícias Yonhap, informou que o regime norte-coreano “disparou um projétil não identificado às 5H34 AM e outro às 5H57 (da madrugada de quinta-feira) das áreas de Wonsan para o Mar do Leste e ambos voaram cerca de 430 quilômetros (267 milhas). “

“Nosso exército está monitorando a situação em caso de lançamentos adicionais e permanece em alerta”, disse a Yonhap, citando o Estado-Maior.

No dia 9 de maio, Pyongyang disparou um míssil de curto alcance que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, considerou “uma coisa muito normal” e que não afetaria as relações com o líder norte-coreano Kim Jong Un.

Ambos concordaram em retomar o diálogo em uma reunião inesperada em 30 de junho na zona desmilitarizada que separa as duas Coreias.