O Exército israelense informou, nesta quarta-feira (1º), que 16 de seus soldados morreram desde ontem na Faixa de Gaza, onde intensifica suas operações terrestres em sua guerra contra o movimento palestino Hamas.

Quinze soldados morreram dentro da Faixa de Gaza em combates com milicianos do Hamas, e outro morreu fora do território palestino. O Exército não ofereceu mais detalhes sobre este último.

As tropas israelenses enfrentam os milicianos do Hamas por terra em Gaza desde a sexta-feira, com apoio de bombardeios aéreos e fogo de artilharia, que mataram uma grande quantidade de civis palestinos nesse território.

Também houve enfrentamentos com o Hezbollah e outros grupos armados no norte, na fronteira de Israel com o Líbano, onde outros oito soldados israelenses faleceram.

Israel iniciou uma campanha de bombardeios a Gaza em resposta ao violento ataque do Hamas em território israelense em 7 de outubro, que deixou cerca de 1.400 mortos – em sua maioria civis -, segundo as autoridades israelenses.

Em Gaza, 8.796 pessoas morreram por causa dos bombardeios israelenses, segundo dados do Ministério da Saúde de Gaza, um território de 362 km² governado pelo Hamas desde 2007.

Os 2,4 milhões de habitantes da Faixa de Gaza, submetida a um bloqueio israelense e sob cerco total desde 7 de outubro, enfrentam escassez de comida, medicamentos e combustível, alertam ONGs que atuam no local.

mib/ezz/gk/hgs-jvb/js/aa/jc/tt/rpr/mvv