O exército turco avançou nesta quinta-feira em Ras Al Ain e agora controla quase metade da cidade fronteiriça síria, no oitavo dia da ofensiva contra uma milícia curda no nordeste da Síria.

“Aconteceram intensos ataques aéreos em Ras Al Ain nos últimos três dias”, afirmou o diretor da ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), Rami Abdel Rahman.

Ele afirmou que o exército turco e milícia síria apoiadas por Ancara controlam “quase metade da localidade”.

As Forças Democráticas Sírias (SDS), dominadas pela milícia curda das Unidades de Proteção Popular (YPG), resistiram nos últimos dias em Ras Al Ain, graças a uma rede de túneis, trincheiras e aterros.

Desde o início da ofensiva turca em 9 de outubro, os combatentes curdos perderam uma faixa de território na fronteira com 120 km de comprimento. Abandonados por Washington, eles pediram ao regime sírio que mobilizasse suas tropas em vários setores, especialmente no sul de Ras Al Ain.

A incursão militar em Ancara deixou pelo menos 72 civis mortos e 203 falecidos entre os combatentes da FDS, de acordo com o balanço mais recente do OSDH.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

A Turquia informou a morte de seis soldados e 20 civis, vítimas de disparos na fronteira, atribuídos às milícias curdas.

Além disso, 171 rebeldes sírios pró-Turquia morreram, segundo o OSDH.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias