Executivo da UE autoriza compra da Versace pela Prada

BRUXELAS, 30 SET (ANSA) – O poder Executivo da União Europeia aprovou nesta terça-feira (30) a compra da grife Versace pela Prada, operação avaliada em 1,25 bilhão de euros (R$ 7,8 bilhões) e que criará uma gigante italiana na moda de luxo.   

De acordo com comunicado da Comissão Europeia, a transação não levanta preocupações em matéria de concorrência, “dadas as limitadas posições de mercado das duas empresas”.   

A Prada anunciou a compra de 100% da Versace, pertencente ao grupo americano Capri Holdings (dona da Michael Kors), em 10 de abril de 2025, negócio que deve ser concluído ainda neste ano.   

Fundada em 1978, em Milão, a Versace tem sido penalizada pela desaceleração no setor de alta moda e enfrenta uma das maiores transformações em sua história, com a saída da diretora criativa Donatella Versace, que exercia o cargo desde 1997 e foi substituída por Dario Vitale.   

Também surgida em Milão, mas em 1913, a Prada é um dos ícones da alta costura e tem como objetivo dar novo impulso à Versace, além de formar uma potência italiana capaz de fazer frente às gigantes francesas LVMH e Kering. (ANSA).