A telenovela é uma das mais potentes expressões da cultura brasileira. Um formato que atravessa gerações, conecta classes sociais e traduz, com rara sensibilidade, os dilemas, paixões e contradições do país. E a TV Globo domina isso muito bem, tendo há décadas a dramaturgia como um de seus maiores pilares. Mas, mesmo quem conhece como ninguém a fórmula do sucesso não está imune ao desafio de manter-se relevante em tempos de consumo fragmentado, redes sociais aceleradas e múltiplas telas. O que passa a exigir mais do que talento, mas muita estratégia e, sobretudo, coragem para se reinventar.
É exatamente isso que a emissora tenta fazer agora, entre acertos e tropeços, enquanto decisões estratégicas, algumas inesperadas, começam a redesenhar o futuro de clássicos como ‘A Viagem’ e ‘Avenida Brasil’.
Fontes ouvidas com exclusividade pela Coluna Matheus Baldi chegaram a revelar que, internamente, a expectativa em torno do remake de ‘Vale Tudo’, escrito por Manuela Dias, era enorme. O desejo era que a estreia alcançasse os 30 pontos no Ibope da Grande São Paulo. O número, no entanto, acabou ficando aquém: 24 pontos. A reação de frustração foi inevitável, mas os envolvidos, desde a direção do canal até a equipe da novela, não ficaram de braços cruzados. Iniciaram pesquisas com o público, debateram pontos de atenção e começaram a fazer ajustes. A emissora também entendeu que a metodologia de aferição de audiência, que não contempla o alcance da exibição no streaming, torna menores e injustos os dados fornecidos sobre o alcance real atingido.
De toda forma, o fim da novela ‘Força de Mulher’, exibida pela Record, pode ser considerado como um fator favorável para a Globo. A trama turca vinha marcando ótimos índices para o patamar da emissora da Barra Funda, algo entre 8 e 9 pontos de audiência. No entanto, sua substituta, a novela ‘Apóstolo Paulo’, tem registrado algo na casa dos 6 pontos. Curiosamente, os três pontos perdidos pela Record nos últimos dias parecem ter migrado quase integralmente para o remake de ‘Vale Tudo’, que saiu dos 22 pontos e tem chegado à faixa dos 25.
Fato é que regravar uma novela como ‘Vale Tudo’ carrega um peso que vai muito além dos números. Estamos falando de uma obra guardada no imaginário coletivo como símbolo de excelência e de uma era de ouro da teledramaturgia. O próprio Antônio Fagundes, protagonista da versão original, foi bem direto ao comentar sobre a ideia de fazer o remake, em uma entrevista ao Alô Alô Bahia: “Quando você tem a obra original completa e bem-sucedida, regravá-la é uma temeridade. O risco de errar é muito grande.”
Depois de estudos e inúmeras reuniões, a Globo decidiu adotar uma nova postura, ainda que, por ora, não seja de forma oficial. A Coluna Matheus Baldi apurou com exclusividade que a alta cúpula da emissora mudou profundamente sua abordagem em relação aos remakes. Obras desse tipo, que chegaram a ser escaladas com certa frequência desde o sucesso de ‘Pantanal’ em 2022, agora serão tratadas como uma raríssima exceção. Uma nova versão da novela ‘A Viagem’, por exemplo, que há bastante tempo vinha sendo discutida internamente entre os executivos do canal para ocupar a faixa das seis, passou por uma virada importante. Bateram o martelo que não irão refazer a história como uma novela.
Em vez disso, ficou decidido que a trama escrita por Ivani Ribeiro em 1994 será adaptada em outro formato: um filme. O roteiro será de Jaqueline Vargas. O objetivo é preservar a força da obra, modernizando sua narrativa e mantendo o personagem Alexandre como figura central. Ainda não há confirmação de elenco, mas fontes indicam que a ideia é misturar rostos novos e ícones da dramaturgia. O ator Guilherme Fontes está confirmado no longa-metragem.
De forma até estratégica, para manter a obra viva na memória afetiva do público e não desperdiçar seu apelo, a Globo, depois de muitos pedidos e uns bons anos, finalmente liberou a reprise da versão original na sessão Vale a Pena Ver de Novo. A reapresentação está no ar, estreou em maio, e vem garantindo bons índices de audiência.
Mas não é só. A Coluna Matheus Baldi descobriu detalhes de uma outra estratégia, ainda muito discreta, que vem sendo testada: a criação de continuações de novelas que fizeram sucesso. A atual novela das seis, ‘Eta Mundo Melhor’, é uma extensão direta de ‘Eta Mundo Bom’, sucesso de Walcyr Carrasco exibido há nove anos. O próprio autor escreveu os 30 primeiros capítulos antes de passar o bastão para Mauro Wilson, que assumiu a missão de dar continuidade à trama.
Segundo apurei, se os índices se mantiverem estáveis até o fim da exibição, a aceitação do público for positiva e as pesquisas transmitirem segurança, a ideia de novelas ganharem “temporadas” poderá ser estendida para as faixas das 19h e até 21h. Um desejo forte que já circula em conversas internas é o de desenvolver uma continuidade da novela ‘Avenida Brasil’, um dos maiores fenômenos da história recente da emissora.
E há motivos para isso. Escrita por João Emanuel Carneiro, Avenida Brasil teve média de 38,7 pontos no IBOPE e chegou a 56 pontos no último capítulo, sendo vista por mais de 50 milhões de pessoas por dia. O folhetim foi exportado para mais de 130 países e virou referência internacional no conceito de telenovela moderna. Retomar esse universo, com a possibilidade de inserir novos personagens e dilemas contemporâneos, sem romper com o DNA original, pode ser uma forma potente de equilibrar inovação com legado.
Pessoas ligadas ao núcleo de teledramaturgia defendem que, ao criar “sequências” no lugar de remakes, a emissora e os autores ganham liberdade para atualizar discursos, inserir novos temas e até desenvolver determinados personagens com mais profundidade, algo similar ao que acontece, por exemplo, em séries.
A Globo está ouvindo o público, analisando os dados com atenção e testando alternativas que respeitem a memória afetiva da audiência sem abrir mão de inovar. Tiveram alguns tropeços? Sim. Mas também acertos e muitos aprendizados. E, acima de tudo, é evidente o compromisso com a preservação e com a evolução desse valioso patrimônio do entretenimento brasileiro que é a telenovela.
Porque o jeito brasileiro de fazer é mais do que um produto. É arte, é identidade e emoção. E a Globo, mesmo com todos os seus desafios, segue sendo guardiã e vanguarda desse tesouro que é tão nosso.
Reality volta totalmente repaginado
A Globo marcou para o dia 25 de agosto a estreia da nova temporada do reality musical Estrela da Casa, agora com repaginação e com foco total na música. Sob comando de Ana Clara, o programa abandona o formato de convivência (inspirado no BBB) e passa a funcionar apenas como uma espécie de academia artística para cantores, com direito a oficinas, provas e, claro, apresentações ao vivo. A grande final acontecerá no dia 6 de outubro.
João Lucas estreia turnê pelo Brasil
No dia 1º de agosto, uma sexta-feira, o cantor João Lucas dá início, em São Paulo, à turnê do seu novo álbum. A apresentação acontecerá no Teatro Gazeta, na Avenida Paulista. Em seguida, a turnê passará pelo Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza e Curitiba.
Com um show intimista e repleto de emoção, o artista promete contagiar o público com um repertório que une composições autorais e grandes sucessos da música brasileira. Sasha Meneghel é presença mais que confirmada na estreia da turnê do maridão. Os ingressos já estão à venda pela plataforma Sympla.
Até segunda!