Exclusivo: Manoel Soares, Claudete Troiano e Solange Frazão negociam volta à TV

Coluna: Matheus Baldi

Mineiro, Matheus Baldi é jornalista e apresentador, com passagens por UOL, SBT, Record e Band. Com mais de 4 milhões de seguidores nas redes sociais, já ultrapassou os 2 bilhões de visualizações em seus vídeos na internet. Diariamente, Matheus compartilha sua visão apurada e informações exclusivas sobre os bastidores do show business.

Exclusivo: Manoel Soares, Claudete Troiano e Solange Frazão negociam volta à TV

Reuniões, conversas estratégicas e um verdadeiro pente-fino nos bastidores: emissoras preparam reformulações importantes, com nomes na mesa e decisões prestes a sair

Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Fora da TV desde junho de 2023, quando teve sua parceria de trabalho encerrada com a Globo, Manoel Soares se aproxima de um novo capítulo. O jornalista está em conversas com a Band e pode integrar o novo Melhor da Tarde, cuja reformulação está prevista para estrear no dia 4 de agosto. Manoel se juntaria a Pâmela Lucciola, Felipeh Campos, Carole Crema, Márcia Sensitiva e Márcia Goldschmidt. Esta última, como esta Coluna antecipou, negocia seu retorno ao vídeo, mesmo tendo, à época, negado publicamente.

A vida, no entanto, tem seu tempo, e, como se sabe, sempre chega a hora da verdade. Como também havía explicado por aqui, Márcia tem suas condições para voltar à TV, e o fato de a família estar fora do Brasil acaba sendo uma questão em que tudo precisa ser muito bem conversado. A ideia é que a participação seja fixa, mas apenas algumas edições contarão com a presença dela no estúdio; a maior parte deve ser feita diretamente da Espanha.

Nos corredores da emissora no Morumbi, a decisão sobre o elenco ainda não tem martelo batido para todos os nomes. Uma fonte me relatou que ainda existe um ponto de atenção do canal nessas tratativas. Há um receio em relação ao histórico de Manoel Soares nos bastidores, em especial por conta da enorme repercussão dos embates vividos com Patrícia Poeta no programa Encontro e até questões que teriam passado pelo compliance da Globo. 

Mais do que uma quantidade considerável de nomes dividindo um mesmo programa, a avaliação da cúpula da Band gira em torno da forte personalidade de alguns dos nomes pensados. “Claramente, as divergências entre alguns não são apenas políticas. São visões de mundo muito diferentes. E isso pode ser arriscado para um programa de variedades ao vivo, em que o foco precisa estar na leveza, no entretenimento”, avaliou essa fonte da emissora.

Paulo Mathias, outro nome ventilado para o projeto, acabou perdendo força na disputa. Segundo o relato que recebi, o fato de não ter formação jornalística pesou contra, além dele e Felipeh Campos, com quem já apresentou o Morning Show da Jovem Pan, serem desafetos públicos.

Enquanto a Band costura esse movimento, outra emissora paulista também prepara suas mudanças. A TV Gazeta, agora sob nova gestão, após as demissões de Sérgio Felipe dos Santos, Marines Rodrigues e Silvio Alimari, deu início a um processo de reestruturação. Quem comanda a nova fase é Maria Cristina de Paula Abreu, que tem nas mãos o plano de modernizar a operação, trazer um novo diretor artístico e reformular programas e elenco.

O Mulheres, tradicional vitrine da casa, pode ter novamente no comando Claudete Troiano, que já apresentou a atração em duas fases anteriores, de 1990 a 1996 e depois entre junho de 1999 e setembro de 2000. Claudete, aliás, está longe da TV desde julho do ano passado, quando deixou a RedeTV!, onde esteve à frente do Vou Te Contar durante quatro anos. Uma ala do canal torce pelo retorno, em especial, pensando que, por ser uma figura bastante conhecida, ela trará bons retornos comerciais.

Outro nome em negociação com a Gazeta é o de Solange Frazão. A ex-Casa dos Artistas, que também é personal trainer, já comandou o Bom Dia Mulher na RedeTV! entre 2002 e 2004 e chegou a ter quadros fixos em atrações na Rede Mulher e na Band. Segundo fontes ouvidas pela Coluna, existem duas possibilidades sendo desenhadas para Solange. Um outro programa da casa deve passar por reformulação.

As mudanças, como é de praxe na televisão, trazem expectativas, mas também levantam um alerta importante. É interessante que, ao planejar novas fases, as emissoras, dentro do possível, também pensem com carinho em como aproveitar os talentos que hoje ocupam esses espaços. Afinal, ciclos fazem parte da vida de todos nós. Poder contar com esse incentivo e apoio em um novo passo torna a jornada ainda mais humana e empolgante. Que os próximos capítulos sejam de boas histórias, para quem chega e para quem já faz parte delas.