Exclusivo: Globo pode trocar Maísa por Jade Picon em novela do horário nobre

Coluna: Matheus Baldi

Mineiro, Matheus Baldi é jornalista e apresentador, com passagens por UOL, SBT, Record e Band. Com mais de 4 milhões de seguidores nas redes sociais, já ultrapassou os 2 bilhões de visualizações em seus vídeos na internet. Diariamente, Matheus compartilha sua visão apurada e informações exclusivas sobre os bastidores do show business.

Exclusivo: Globo pode trocar Maísa por Jade Picon em novela do horário nobre

Após desempenho elogiado em Garota do Momento e chance de conquistar papel em novo folhetim, a ex-apresentadora do SBT estaria sendo alvo de movimentação estranha

Exclusivo: Globo pode trocar Maísa por Jade Picon em novela do horário nobre
Exclusivo: Globo pode trocar Maísa por Jade Picon em novela do horário nobre Foto: Reprodução/montagem web

A Coluna Matheus Baldi descobriu com exclusividade que Maísa Silva estava praticamente com papel de destaque garantido em uma nova novela da Globo, ao que tudo indica no horário nobre, mas uma movimentação nos últimos dias teria gerado ruídos nos bastidores e ela pode estar correndo risco de perder a vaga. Internamente, alguns funcionários do departamento de teledramaturgia da emissora desconfiam de uma suposta articulação em favor de Jade Picon. Fomos atrás para entender a história.

Depois de sua excelente avaliação como a vilã Bia na novela Garota do Momento, que terminou em junho deste ano, Maísa teria caído nas graças da direção da TV Globo. Um renomado autor demonstrou grande interesse em poder contar com a atriz em sua próxima novela, prevista para 2026. O que se comentava era que a pupila de Silvio Santos não precisaria fazer teste para a personagem e já teria sua vaga garantida no folhetim.

Porém, segundo fontes do canal, o posto que era garantido, agora, passou a ser dúvida e cogita-se que Maísa tenha de disputar o papel em um teste. Novos nomes de atrizes foram apresentados em reunião no departamento de teledramaturgia, e entre os sugeridos estaria o de Jade Picon.

A influenciadora e ex-BBB estreou como atriz em outubro de 2022 na novela Travessia, da TV Globo, escrita por Gloria Perez. Ela interpretou Chiara, filha adotiva de Guerra (Humberto Martins), jovem mimada e manipuladora que se envolve com Ari (Chay Suede). Na época, Jade foi duramente criticada desde o anúncio da escalação por não ter experiência prévia em atuação nem registro profissional (DRT). Durante a trama, enfrentou acusações de exagero no uso de gírias, falta de emoção e pouca autenticidade em cenas dramáticas. A escolha levantou debate sobre o peso de sua influência digital e seus números nas redes sociais terem privilegiado sua entrada, deixando as atrizes mais preparadas de lado.

Apesar das críticas, Jade se mostrou dedicada, passou a estudar interpretação e tem apostado em sua evolução artística. Inclusive, ela fará sua estreia nos cinemas neste segundo semestre no filme Cinco Júlias, uma comédia dramática dirigida por Matheus Souza, para o qual ela chegou a mudar o visual radicalmente e ficou loira.

Voltando aos bastidores do departamento de teledramaturgia da Globo, uma fonte ligada a Jade me garantiu que a situação não é como se comenta. Segundo essa fonte, como a influenciadora já atuou em uma trama da casa e atualmente participa da oficina de atores da Globo para aprimorar técnicas de interpretação, é natural que seja convidada para fazer testes. A mesma fonte destacou que é comum atrizes da mesma faixa etária e perfil acabem disputando um mesmo papel e afirmou desconhecer qualquer informação de que Maísa também estaria cotada para o mesmo papel. “Sabemos que surgirão oportunidades de teste para a Jade e, que se ela não ficar com aquele determinado papel, pode acabar ganhando outro na mesma novela ou até em uma novela diferente”, detalhou.

Maísa tem 48 milhões de seguidores no Instagram e Jade mais de 21 milhões. A Coluna Matheus Baldi quis entender se a força digital e comercial das artistas pode pesar nessa decisão. A minha fonte de canal foi firme em dizer que isso não é um critério decisivo, e que a emissora segue sendo muito rigorosa nos processos de escolha de elenco para seus folhetins. Mas, ponderou que, se o nome aprovado tiver boa aceitação no mercado publicitário, o saldo acaba sendo ainda mais positivo. A fonte ainda completou lembrando que, mesmo com a onda de críticas na época de Travessia, Jade garantiu excelentes resultados em ações comerciais com marcas durante a trama.

O certo é que essa história já está rendendo um ti-ti-ti  danado nos corredores da emissora carioca.