Exclusivo: Fátima Bernardes pode ser anunciada como substituta de Eliana

Coluna: Matheus Baldi

Mineiro, Matheus Baldi é jornalista e apresentador, com passagens por UOL, SBT, Record e Band. Com mais de 4 milhões de seguidores nas redes sociais, já ultrapassou os 2 bilhões de visualizações em seus vídeos na internet. Diariamente, Matheus compartilha sua visão apurada e informações exclusivas sobre os bastidores do show business.

Exclusivo: Fátima Bernardes pode ser anunciada como substituta de Eliana

Com novo projeto da ex-SBT confirmado para 2026, o nome da jornalista volta ganhar força nos bastidores para assumir programa

Divulgação
Foto: Divulgação

Como a Coluna Matheus Baldi revelou este ano, em 2024 o nome de Fátima Bernardes chegou a ser cogitado para assumir o comando do programa Saia Justa, do GNT, no lugar de Astrid Fontenelle, ainda na fase de planejamento de reformulação da atração. Na época, sondada informalmente para o posto, Fátima, no entanto, não teria demonstrado muito entusiasmo. Avaliou o formato como distante de seu momento atual e de seu desejo de investir em um projeto mais autoral, alinhado à sua trajetória e identidade. Naquele mesmo período, a Globo negociava com Eliana, ainda contratada do SBT, e acabou encontrando justamente no Saia Justa uma maneira de atender a uma exigência feita pela loira: estar no ar nos dois semestres do ano. Assim aconteceu.

Mas tudo está prestes a mudar novamente. Agora, com a confirmação de que Eliana estreará no começo de 2026 seu primeiro programa com formato inédito na Globo em TV aberta, nessa fase de preparação e para acompanhar tudo de pertinho, a comunicadora vai precisar se afastar do comando do Saia Justa. E o nome de Fátima voltou a circular nos bastidores. Houve até quem brincasse: “Será que agora a Fátima aceita?”. Uma fonte ouvida pela Coluna acredita que a emissora só formalizará um convite caso perceba algum movimento ou sinal de interesse por parte da jornalista. Tem uma ala que deseja muito que isso aconteça.

Enquanto isso, também descobri que já existem pessoas que levantaram torcida para que ex-BBB Juliette fique com o posto. A participação dela no programa tem sido muito bem avaliada, e a boa relação da artista com marcas também é vista como bastante positiva. Mas, me explicaram que a pouca experiência da advogada em programas de TV joga contra, justamente, por ser se tratar de uma posição muito estratégica na atração.

O cuidado da Globo em conduzir a situação com Fátima é reflexo do carinho e do respeito que a emissora mantém pela jornalista. Como a Coluna já contou, nos bastidores ela chegou a ganhar o apelido de “Teimosinha”, uma referência à sua insistência em defender formatos que, segundo algumas fontes, lembram seus antigos programas, como Encontro e Assim Como a Gente. O problema é que essas propostas não se alinham às estratégias atuais da emissora. Por isso, até agora, os pilotos apresentados por ela foram rejeitados.

Fato é que, minha fonte fez uma pontuação interessante: assim como aconteceu com Eliana, aceitar comandar o Saia Justa não impede Fátima de seguir negociando um projeto dela para a TV aberta. Pode ser, inclusive, um caminho estratégico para ela voltar a ter um contrato fixo com a Globo, estar no ar e retomar o forte vínculo dela com os telespectadores. E faz mesmo sentido.

Do lado de cá, a torcida deste taurino teimoso é para que, desta vez, Fátima não seja ‘teimosinha’. Vai ser muito especial vê-la de volta à televisão.

Grande virada em “Dona de Mim”

Com a audiência em queda nas últimas semanas, a Globo prepara um “relançamento” de Dona de Mim para tentar alavancar os números. Segundo a Folha de S. Paulo, a emissora vai reforçar chamadas e escalar atores da novela para participações em outros programas da casa.

O foco é também será destacar uma grande virada na trama, prevista para o fim do mês: a morte de Abel, personagem de Tony Ramos. Na cena, já gravada, ele sofre um atentado fatal após ter os freios do carro sabotados. A novela de Rosane Svartman tem registrado média de 21 pontos em São Paulo, mas a Globo acredita que o enredo tem potencial para mais.

Novos nomes para faixa das 21h

Prova de que a aposta é realmente grande: a brilhante Rosane Svartman, responsável por folhetins bem-sucedidos como Vai na Fé e Bom Sucesso, foi convidada, assim como Cláudia Souto e Alessandra Poggi, para apresentar projetos para a faixa das 21h. A informação é do TV Pop.

A iniciativa reforça a presença feminina no núcleo criativo da emissora e faz parte de um movimento mais amplo da Globo, que inclui a criação de espaços colaborativos nos Estúdios Globo, comandado por Amauri Soares, além do fortalecimento de programas de desenvolvimento com oficinas e mentorias em parceria com grandes nomes da dramaturgia. Muito legal!

Até amanhã!