No último sábado, dia 13, a atriz Claudia Raia foi duramente criticada após repreender um espectador durante a peça Cenas da Menopausa, em São Paulo. O homem em questão era o influenciador Rodolfo Cadamuro, da página Popcórnea, que tem baixa visão e utilizava um recurso de audiodescrição no celular. Claudia acreditou que ele estivesse desrespeitando a apresentação e acabou o expondo diante do público. Cadamuro relatou ter se sentido constrangido com os olhares de julgamento da plateia.
Diante da repercussão, Claudia pediu desculpas publicamente e afirmou não ter sido informada sobre a existência da audiodescrição no teatro. Porém, como revelou o titular desta coluna, Matheus Baldi, durante o programa Fofocalizando, do SBT, na última quarta-feira, dia 17, a equipe do teatro havia marcado uma reunião antes da estreia justamente para explicar todos os recursos de acessibilidade e de tecnologia disponíveis. A ausência da atriz nesse encontro teria gerado a desinformação e, consequentemente, o episódio delicado.
Curiosamente, nesta quinta-feira, dia 18, a Coluna Matheus Baldi recebeu relatos de outro constrangimento em uma apresentação teatral, desta vez envolvendo Miguel Falabella. Durante a peça A Sabedoria dos Pais, estrelada por Herson Capri e Natália do Valle, e dirigida por Edwin Luisi, Falabella, autor do texto, teria causado um climão. Ao perceber uma equipe filmando o espetáculo, acreditou que fossem profissionais da imprensa registrando a montagem sem autorização.
De forma enérgica, pediu que a gravação fosse interrompida imediatamente e começou a exigir explicações. Pouco depois, descobriu que se tratava de profissionais de uma produtora contratada pelo próprio teatro para realizar takes oficiais. Envergonhado com a situação que gerou, o artista acabou chamando a atenção de sua equipe de assessoria pela falta de alinhamento sobre os registros.
Nos bastidores, os comentários foram inevitáveis: a situação lembrou o episódio vivido por Claudia Raia dias antes, já que ambos os artistas acabaram provocando constrangimentos desnecessários, justamente, por falhas de comunicação.
Coincidência ou não, Claudia Raia e Miguel Falabella mantêm uma amizade de décadas, iniciada nos anos 1980 e 1990, quando dividiram novelas, especiais e musicais na Globo. Claudia já declarou que Miguel foi um dos maiores incentivadores de sua carreira teatral, enquanto Falabella sempre exaltou a disciplina e a versatilidade da atriz. Essa cumplicidade fez com que ela fosse, por exemplo, presença constante em projetos conduzidos por ele, inclusive em participações mais que divertidas no saudoso Sai de Baixo.
Os episódios recentes trazem uma interessante reflexão. Claudia Raia e Miguel Falabella são dois gigantes da nossa arte, nomes respeitados e admirados, mas que também precisam ficar mais atentos às dinâmicas dos bastidores. Pequenos desencontros podem desviar o olhar do público daquilo que realmente importa: a arte e a beleza das obras que eles entregam. Vale destacar que nada disso, porém, apaga a relevância desses gigantes da nossa cena cultural. Errar é humano, ajustar é necessário.
Cátia Fonseca no lugar de Eliana no Saia Justa?s
O encontro de Eliana, Cátia Fonseca e Tati Machado no Saia Justa da última quarta-feira, dia 17, não foi por acaso. Conforme já havíamos antecipado, a saída de Eliana do comando do programa é dada como certa nos bastidores, já que a apresentadora vai se dedicar a um novo projeto aos fins de semana na TV Globo, com estreia prevista para o primeiro semestre de 2026.
A Coluna Matheus Baldi descobriu que o nome de Cátia Fonseca desponta como a principal aposta para assumir a atração na próxima temporada, e sua participação como convidada teria funcionado como uma espécie de teste para os executivos da emissora. Ainda não foi feito qualquer tipo de convite ou proposta oficial. Tudo está sendo avaliado com bastante cautela. Descobrimos, inclusive, que um outro projeto pode vir antes. A nova temporada do Saia Justa só voltará a ser produzida no ano que vem.
E tem mais… Para 2026, a competente Tati Machado também deve ganhar um novo projeto na Globo, mas não está descartada a possibilidade dela permanecer no time do Saia Justa por mais uma temporada. Ela vem agradando bastante a direção.