Matheus Baldi

Coluna: Matheus Baldi

Mineiro, Matheus Baldi é jornalista e apresentador, com passagens por UOL, SBT, Record e Band. Com mais de 4 milhões de seguidores nas redes sociais, já ultrapassou os 2 bilhões de visualizações em seus vídeos na internet. Diariamente, Matheus compartilha sua visão apurada e informações exclusivas sobre os bastidores do show business.

Exclusivo: Apresentadora sonda canal e tenta tomar horário de colega na TV

Se, por um lado, há quem diga que foi apenas uma mera sondagem, por outro, tem quem desconfie que pode ser só o começo

Exclusivo: Apresentadora sonda canal e tenta tomar horário de colega na TV

Dias desses, entre um café e outro, os corredores de uma importante emissora paulista voltaram a ouvir ecos de um nome que já fez história na televisão brasileira. Ela, que já comandou programas de sucesso e por alguns anos figurou entre os nomes mais populares da TV brasileira, apareceu assim… como quem não quer nada.

Disse estar apenas de passagem por São Paulo. Aproveitou para fazer uma visita “de cortesia” aos antigos colegas de emissora. Disse que os amigos vivem falando para ela passar por lá, dar um oi, relembrar os bons tempos. Só isso. Mas os olhos mais atentos da casa notaram alguns sinais.

Outro dia mesmo, essa apresentadora também foi vista em outro canal que ela nunca chegou a trabalhar e que, inclusive, foi para gravar um programa ao lado de outra apresentadora que, por sinal, está se preparando para voltar às atividades. Coincidência? Nem tanto. Elas já até apresentaram, em fases diferentes, um mesmo programa de TV e, anos depois, comandaram atrações com formatos bem semelhantes.

Pois bem, durante a visita a seu antigo canal, a apresentadora fez algumas sondagens. Entre casos e risadas, mencionou ter ouvido rumores de uma certa insatisfação com determinada faixa de programação da tarde da emissora. Fez cara de dúvida, mexeu no cabelo e deixou no ar um tom de um “vocês sabem que eu posso ser a solução”. E, sem perder tempo, sondou também a grade de programação do fim de semana. Entre elogios aos velhos tempos e lembranças de seus índices de audiência no passado, parecia oferecer seu produto embrulhado no papel de um forte sentimento de nostalgia.

O ti-ti-ti nos corredores foi inevitável. A movimentação dela foi lida com a esperteza típica de quem conhece bem o jogo. Uma fonte da emissora me confidenciou que a conversa, embora envolvente na sua leitura, segue a passos lentos por envolver condições que, há um tempo, em uma outra conversa parecida, essa comunicadora havia sinalizado: um salário acima dos padrões atuais do canal, flexibilidades e exigências bem específicas e uma estrutura de produção bem robusta que, ao colocar tudo na ponta do lápis, acaba ficando distante da realidade desses novos tempos do mercado televisivo no Brasil.

Inclusive, essa fonte ponderou que, na última temporada da apresentadora no canal, ela já não mobilizava grandes marcas e nem garantia mais o apelo comercial que já teve um dia. A faixa horária sondada está hoje nas mãos de uma veterana que consegue garantir certa estabilidade nos índices de audiência e no faturamento, justamente, por ser muito prestigiada por algumas marcas. Pontos que acabam sendo bem importantes para as emissoras nesses tempos de enorme disputa pela atenção do público e por investimento publicitário.

Claro, televisão é sempre uma caixinha de surpresas. Mas, pelo que eu soube, a direção do canal conduz a conversa com bastante cautela e, neste caso, não se mostra disposta a trocar o certo pelo duvidoso. Estudam a possibilidade de criar uma outra frente, oferecer um outro horário.

Segundo a assessoria da apresentadora, o encontro com a diretoria do canal não foi apenas uma visita de cortesia, mas sim uma reunião previamente agendada. A equipe confirma que há, de fato, uma negociação em andamento para um novo projeto, mas garante que a proposta não envolve o horário atualmente ocupado por outro programa vespertino. Um quadro especial sob o comando da apresentadora, inclusive, não está descartado — tudo ainda está em fase de negociação.

E que bom seria ver a TV apostando em novidades sem deixar de valorizar quem já brilhou e sente que ainda tem fôlego. Abrir novas frentes, em vez de ocupar espaços já preenchidos, na minha opinião, parece ser o caminho mais elegante, saudável e inteligente. Os tempos são outros.

Até porque, nesse jogo dos bastidores da TV, o que alguns chamam de “visita de cortesia” pode, na verdade, ser um verdadeiro teste de temperatura. E quem sabe o peixe, mesmo disfarçado, ainda encontre mercado. Mas é importante lembrar: o preço precisa ser justo e o jogo, limpo.

Ah, e só para não ter nenhuma dúvida: ninguém me pediu essa nota, viu? É apuração mesmo. O bom e velho jornalismo de celebridades.

Rio2C: Os caminhos para o futuro da TV brasileira

No Rio2C, evento que está acontecendo no Rio de Janeiro e aquece o mercado criativo, três grandes nomes da televisão brasileira compartilharam suas visões sobre o futuro do setor. Boninho, ex-diretor da Globo, anunciou sua nova fase como showrunner independente, destacando a parceria inédita entre SBT e Disney+ para a próxima edição do “The Voice”, que será transmitida simultaneamente na TV aberta e no streaming. “Vamos entrar numa nova era de multitelas”, afirmou, ressaltando a complementaridade entre as plataformas e a importância dos realities como “novelas da vida real” que atraem assinantes. 

Amauri Soares, o número um dos Estúdios Globo, enfatizou a força da TV aberta, destacando que uma semana de novela no Brasil gera mais horas de consumo do que as três séries de maior sucesso no streaming mundial. Ele também anunciou o lançamento de “Aberto ao Público”, primeiro programa de humor produzido pelos novos polos regionais da emissora, previsto para julho. 

Daniela Beyruti, CEO do SBT, reconheceu que o programa “Tá na Hora” não atingiu as expectativas, mas anunciou o retorno do clássico “Aqui Agora” e a estreia de uma nova grade vespertina que ficou para 9 de junho, incluindo doramas e novelas mexicanas inéditas. Ela também revelou o desejo de relançar o “Domingo no Parque”.

O Rio2C vai até 1º de junho na Cidade das Artes, reunindo líderes e talentos para debater os rumos da indústria audiovisual no Brasil.

Times Brasil comemora resultados 

Em apenas seis meses no ar, o Times Brasil – Licenciado Exclusivo da CNBC no país – divulgou um relatório que mostra que o canal já impactou 97 milhões de pessoas na TV e nas plataformas digitais. Comparando o primeiro e o último mês, o alcance mais que dobrou: de 14 para 29 milhões de brasileiros. Destaque também para os saltos expressivos nas redes sociais como YouTube e TikTok. Ao todo, o canal soma 2.700 horas de jornalismo ao vivo, 650 entrevistas com líderes e 415 horas de conteúdo exclusivo da CNBC. “Queremos seguir fazendo a diferença na vida de empresas, empresários e trabalhadores”, afirma o fundador Douglas Tavolaro.

O Times Brasil é o primeiro canal de jornalismo de negócios do Brasil em parceria com uma marca internacional. A empresa é licenciada exclusiva da CNBC, líder mundial em negócios, que é controlada pela NBC Universal, um dos maiores grupos de mídia do planeta.