O ex-lutador do UFC Boston Salmon, 29 anos, peso-pena, recebeu uma joelhada na cabeça de seu oponente Shawn West quando estava no chão. O card aconteceu no último dia 10 de julho, durante o 84 do Legacy Fighting Alliance (LFA), em Sioux Falls, no estado norte-americano da Dakota do Sul.

Com o ataque ilegal de seu adversário, Salmon foi declarado vencedor do confronto. Apesar de ter sido a segunda luta do do card, que teve no combate principal, a vitória do Brasileiro Bruno Karatê, pupilo da família Machida, a imagem do rosto do atleta havaiano foi a cena que ganhou notoriedade.

Na competição, nada menos que quatro lutas foram canceladas na véspera do torneio por conta de contaminações de atletas e membros das equipes, o card ficou reduzido a apenas quatro combates, e em um deles um lance chamou muito a atenção.

A divulgação da imagem do processo de recuperação do atleta foi publicada esta semana pelo empresário do lutador, Brian Butler. Salmon teve fraturas nos ossos orbital e malar. Segundo a postagem, Salmon ainda está se recuperando das lesões. Butler cobrou também que a Comissão Atlética do Estado de Dakota do Sul tome medidas mais severas contra West, que se desculpou pelo erro e assumiu a responsabilidade pelo ocorrido, além da desclassificação.

Butler também pediu que a comissão que supervisiona o evento em Dakota do Sul tome medidas disciplinares no Ocidente além da derrota por desqualificação, na esperança de estabelecer uma maior responsabilidade por ações ilegais semelhantes.

https://www.instagram.com/p/CC6wsFbh5D7/

“ATUALIZAÇÃO: O incidente ocorrido no LFA em 10 de julho foi extremamente infeliz. Acreditamos que Boston é um talento especial e é capaz de competir com os melhores do mundo. Sua participação no UFC não correu conforme o planejado, porque foi determinado pelos médicos que o corte de peso para o peso-galo era muito extremo para a sua constituição corporal. Ficamos extremamente empolgados em reiniciar a carreira de Boston no peso-pena com o LFA e levá-lo de volta a um grande show. Boston estava no controle dessa luta e, no segundo round, quando ele e seu oponente, Shawn West, acertaram ganchos simultâneos, fazendo com que ambos caíssem. Quando Boston se levantava, foi atingido por uma joelhada ilegal que terminou a luta. O que temos de focar aqui, antes de mais nada, é a saúde de Boston. A joelhada entrou com uma força incrível e fez com que Boston sofresse fraturas no osso orbital e no malar. Além da desclassificação, achamos que deva haver ações disciplinares aplicadas pela Comissão para estabelecer uma maior precaução sobre esses tipos de faltas. Não havia dúvida sobre a ilegalidade da joelhada, e Boston recebeu a vitória. Não era assim que Boston queria que a luta fosse determinada. Como equipe, sentamos com Boston e sua família para discutir o que queremos fazer no futuro. Boston gostaria de agradecer ao LFA e sua equipe por colocá-lo de volta no cage e por lhe dar a oportunidade de se apresentar. Por enquanto, Boston passará por um exame mais aprofundado e determinaremos os próximos passos à medida que avançarmos.”