Ex-treinador do Barcelona, Ronald Koeman falou sobre sua passagem no comando do time catalão, as dificuldades que enfrentou e fez algumas comparações com o trabalho da atual comissão técnica, liderada pelo técnico Xavi Hernández. As informações são da Gazeta Esportiva.

O holandês demonstrou apoio à Xavi, mas não deixou de afirmar que, quando deixou a equipe, o Barça estava a oito pontos do Real Madrid no Campeonato Espanhol, e agora a distância é de 15.

“Seguramente melhorou algumas coisas, contrataram três atacantes. Quando saí o Barcelona estava a 8 pontos (do Real Madrid) e agora a diferença é quase o dobro. Não é bom comparar, a tarefa de Xavi é tão complicada como foi a minha. Mas não vale a pena mentir, se perde os últimos jogos em casa é porque acontece algo. Esta é a realidade de hoje do Barcelona. Precisa de tempo para voltar a ser o que foi, por isso peço tranquilidade, sem fazer contas aos títulos. Há que pensar a longo prazo, dar confiança e apoio ao treinador”, declarou Koeman, durante um torneio de golfe.

“A verdade é que a situação do Barça é a mesma. Isso quer dizer que mudar um treinador nem sempre te garante melhorias. Não quero fazer nenhuma crítica, a única coisa que pretendo é apoiar o Xavi. O treinador não é o único culpado, eu não tive o apoio máximo do presidente. Espero que ele (Laporta) tenha aprendido com isso e que apoie o Xavi”, acrescentou.

Xavi, que substituiu Ronald no comando técnico do Barcelona, chegou ao clube quando o mesmo ocupava a nona colocação do Campeonato Espanhol e via a vaga na próxima Champions League ameaçada. Hoje, o time é vice-líder do torneio e já têm a classificação para a competição continental encaminhada.