Ex-técnico da seleção espanhola e do Barcelona, Luis Enrique divulgou um comunicado para informar publicamente que a sua filha Xana, de apenas 9 anos, morreu nesta quinta-feira, vítima de um tipo de câncer ósseo. Por causa da grave doença da menina, o treinador pediu afastamento temporário do seu cargo no time nacional, inicialmente em março, e depois precisou deixar definitivamente a função em junho.

“Nossa filha Xana faleceu esta tarde, aos 9 anos de idade, depois de lutar por cinco intensos meses contra um osteossarcoma. Agradecemos pelas demonstrações de carinho recebidas durante esses meses e agradecemos a discrição e a compreensão”, afirmou o comandante, em um trecho do comunicado.

Depois, Luis Enrique agradeceu aos profissionais que lutaram para tratar de sua filha em dois diferentes hospitais da Espanha e finalizou o comunicado com uma mensagem para lamentar o falecimento de Xana. “Sentiremos muito a sua falta, mas vamos lembrar de você em cada dia de nossas vidas na esperança de que, no futuro, voltaremos a

encontrá-la. Você será a estrela que guia nossa família. Descanse, Xnita. Família Martínez Cullell”, escreveu.

A morte da filha de Luis Enrique provocou uma grande comoção na Espanha, principalmente no meio esportivo. A Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) se manifestou para destacar que “lamenta a triste perda da pequena Xana, de apenas nove anos, filha do treinador e jogador da seleção espanhola Luis Enrique Martínez”. “Queremos mostrar nossas condolências à família e aos amigos, unindo-nos a todos hoje à sua dor”, destacou a entidade, por meio de sua página no Twitter.

Através da mesma rede social, o presidente do Barcelona, Josep María Bartomeu, também prestou solidariedade ao ex-treinador do clube e seus familiares. “Todo nosso apoio e afeto a @LUISENRIQUE21, sua esposa e toda sua família neste momento tão doloroso. Todos os barcelonistas sentimos muito a perda de Xana. Nossas condolências, memória e estima à família Martínez Cullell”, escreveu.

O zagueiro Piqué, um dos principais líderes do time do Barça, foi outro a lamentar o falecimento da filha do seu ex-técnico. “Mister, eu sinto isso em minha alma. Descanse, Xana”, disse o defensor em suas redes sociais.

O Real Madrid, que foi defendido por Luis Enrique como jogador antes de ele se transferir ao Barcelona na década de 1990, publicou uma curta nota oficial em seu site para lamentar a morte de Xana. “O Real Madrid se une a dor de Luis Enrique e de sua família pelo falecimento de sua filha e quer transmitir-lhes o seu mais sentido pêsame nestes momentos tão difíceis”, ressaltou o clube, em seu site oficial.

O espanhol Rafael Nadal, que está em Nova York disputando o US Open, foi outro grande nome do esporte a se manifestar para lamentar a morte da filha do treinador. “Acabei de saber da terrível notícia do falecimento de Xana. Estou muito triste e não posso nem imaginar a dor da família. Um grande abraço a Luis Enrique e toda a família à distância. Muita força e coragem nestes momentos tão duros”, disse o tenista, por meio de suas redes sociais.