Anele Ngcongca morreu em trágico acidente de carro na madrugada desta segunda-feira (23). O lateral-direito estava viajando para Durban, na África do Sul, para assinar com seu novo clube, o AmaZulu FC.

Aos 33 anos, o jogador atuava pelo Mamelodi Sundowns e costumava ser presença certa nas convocações da seleção da África do Sul até 2016. Anele jogou a Copa do Mundo de 2010 e fez 50 partidas pelos Bafana Bafana.

Conforme relato da polícia local, o jogador foi arremessado do veículo após capotamento e morreu no local do acidente.

“Oramos para que o Deus Todo-Poderoso console e fortaleça sua família, companheiros de equipe e amigos durante este triste momento de sua perda”, publicou o clube sul-africano Mamelodi Sundowns.

Confira a nota oficial conjunta dos clubes:

AmaZulu Football Club e Mamelodi Sundowns FC estão tristes ao saber do trágico falecimento do ex-jogador do Bafana Bafana, Anele Ngcongca.

Na segunda-feira (23 de novembro de 2020), surgiram reportagens matinais de que um jogador de futebol sul-africano havia perdido a vida em um acidente de carro em KwaZulu. Desde então, foi confirmado que o jogador é, na verdade, o lateral Anele Ngcongca, de 33 anos, que foi transferido do Mamelodi Sundowns para o AmaZulu por empréstimo.

AmaZulu FC e Mamelodi Sundowns FC estendem suas mais profundas condolências à família Ngcongca, ex-clubes, companheiros de equipe, torcedores e à fraternidade do futebol em geral, bem como a todos que foram tocados pela vida deste excepcional embaixador do futebol.

Neste ponto, ambos os clubes gostariam de solicitar que o máximo de privacidade seja concedido à família Ngcongca durante este período tão difícil e permitir que as autoridades pertinentes conduzam as investigações relevantes.